Primeiro PC da IBM foi lançado há 30 anos

14/08/2011 09:33

Lançado a 12 de Agosto de 1981, o 5150 marcou o início de uma era em que estas máquinas começaram a estar presentes na secretária, numa primeira fase apenas em empresas.
Com um preço de 1.565 dólares, quantia que na altura daria para adquirir um carro usado nos EUA, compara o portal The Inquirer, o primeiro PC da IBM tinha como principais características um processador Intel 8088 com uma velocidade de 4.77MHz, 16kB de memória base, expansíveis até 256kB e duas drives para disquetes de cinco polegadas.
O ecrã era monocromático e tinha 12 polegadas de tamanho, havendo a possibilidade de optar por um monitor a cores.
Dado que não tinha disco rígido, o primeiro computador pessoal necessitava de uma disquete com o PC-DOS, um dos primeiros sistemas operativos desenvolvidos pela Microsoft.
Apesar de ter sido pioneira nesta área, a IBM já deixou de estar presente no segmento de hardware dos computadores pessoais, sobretudo depois da venda desta unidade à chinesa Lenovo em 2005.
Para comemorar o 30º aniversário do lançamento do PC 5150, um dos funcionários da IBM que criou este primeiro computador pessoal da empresa, Mark Dean, publicou um texto on-line onde prevê o fim de uma era.
Segundo Mark Dean o futuro do PC vai ser acompanhar equipamentos como a máquina de escrever, os discos de vinil ou dos rádios a válvulas, máquinas que dominaram o mundo mas foram ultrapassadas com a evolução da tecnologia.
Neste caso os responsáveis foram inicialmente os computadores portáteis e mais recentemente os smartphones e tablets, que já começam a substituir os computadores de secretária.

fonte: Sol

Tags: