Abertura do Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso acontece no Cine Teatro Cuiabá

16/08/2011 18:33

Shows, desfiles nas ruas, apresentações de dança e música popular. Trata-se do Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso (Fifolk/MT), que neste ano chega à sua quarta edição. Grupos de vários cantos do Estado, do Brasil e de países como França, Bélgica, Benin, Martinica, Argentina, Venezuela prometem representar muito bem a cultura, a tradição e o folclore de suas comunidades de origem. A programação do Fifolk, realizado pelo Grupo Chalana em parceria com a Federação Brasileira de Artes Populares, (Febrarp) e a Associação organizadora do Fifolk/MT, conta também uma feira internacional de artesanato e gastronomia, intercâmbios com a Rede Pública e Privada de Ensino e diversas atividades voltadas para os públicos infantis e da melhor idade.
A abertura do Festival neste ano acontecerá na Capital, no dia 16 de agosto, no Cine Teatro Cuiabá (CTC), às 20h. A entrada é gratuita, bastando retirar os ingressos antecipadamente na bilheteria do CTC. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), a organização do Festival argumenta que esta é uma maneira de disseminar as apresentações, oportunizando o acesso de todos à produção cultural regional e nacional. “Para nós é uma alegria muito grande apoiar este Festival, que é uma reconhecida manifestação da cultura popular do nosso Estado e de outros países. Esse intercâmbio é muito importante para o fortalecimento da cultura. Esperamos toda a sociedade cuiabana para esta grande festa”, afirma o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros.
No dia 17 e 18 de agosto, a programação do Fifolk estará nas cidades de Barra do Bugres, Pontes e Lacerda e Rio Branco levando as apresentações culturais para o interior do Estado. De acordo com o delegado representante de Mato Grosso na Federação Brasileira de Artes Populares, Luiz Tolotti, é necessário descentralizar ações com o intuito de contemplar um público cada vez maior, por esse motivo pensamos o Festival em diferentes municípios. Entre os dias 19 e 21 de agosto, o Fifolk acontece em Cáceres, cidade de origem do Festival.
O Fifolk conta com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (SEC-MT) e de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) e conta com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Diocese de Cáceres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), FisioCor, Engenheiro Adilson dos Reis, além da sociedade civil organizada e de empresas privadas. O evento conta ainda com as parcerias do deputado estadual Português e do deputado federal licenciado e secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry.
Histórico
A introdução dos Festivais Internacionais de Dança Folclórica em Mato Grosso se deu por meio da instalação de uma Delegacia do Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF). Esse trabalho aconteceu devido às ações desenvolvidas desde 1992 pelo Grupo Chalana, que atua na divulgação da cultura mato-grossense em nível nacional.
Nos anos de 1994 e 1997 foram realizados, respectivamente, o I e II Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso, promovidos nas cidades de Cáceres e Cuiabá. Estiveram presentes representações de vários estados como Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e de países como Canadá, Polônia, Espanha, Rússia, Alemanha, Argentina, entre outros. Entretanto, por motivos de ordem particular o delegado do CIOFF mudou-se de Estado, inviabilizando a realização de novas edições do Festival. Somente em agosto de 2010, treze anos depois, com a nomeação do atual presidente do Grupo Chalana, Luiz Tolotti, como delegado da Federação Brasileira de Artes Populares – Secção Mato Grosso, foi possível realizá-lo novamente.
Agora com a nomenclatura de Fifolk/MT, que já contou com a presença dos países da Eslováquia, Bolívia, Peru e Paraguai e é claro Brasil, representado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso. Em 2010, o Fifolk/MT obteve repercussão e êxito surpreendentes, com a maciça participação popular, sendo registrada uma média de público de 10.000 pessoas/dia.
SERVIÇO:
O que: Abertura do Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso
Local: Cine Teatro Cuiabá
Data: 16 de agosto, terça-feira
Horário: a partir das 20h
Entrada gratuita

fonte: Secom

Tags:
Cultura