Frente fria deve aliviar baixa umidade em Mato Grosso

18/08/2011 20:08

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (18), um novo aviso meteorológico sobre a baixa umidade do ar em 11 Estados do país – entre os quais, Mato Grosso – e o Distrito Federal.
De acordo com o Inmet, o índice nestes estados deve ficar ao redor de 20%, o que caracteriza “estado de alerta”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Estão com baixa umidade do ar, nesta quinta, os estados de Mato Grosso (Norte), Bahia (regiões centro e oeste); São Paulo (com exceção das regiões Sul e Leste); Goiás, Minas Gerais (exceto região leste); Maranhão e Pará (região Sul) Piauí (região Centro-sul); Tocantins e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
– Os índices estão baixos, mas não estão diferentes do que foi registrado no ano passado nesta época do ano – diz a meteorologista Márcia Seabra, do Inmet.
Em algumas localidades do país, o ar ficou tão seco, nesta semana, que chegou-se ao estado de emergência, segundo os critérios da OMS (umidade do ar menor do que 12%).
No município de Posse, norte de Goiás, uma estação meteorológica automática do Inmet registrou apenas 8% de umidade relativa do ar entre as 14 e 15 horas. Brasília, na segunda-feira, também teve umidade do ar de a 10%. Até na orla de algumas cidades, a umidade do ar registrou índices muito baixos.
– No Rio de Janeiro, a estação meteorológica do Forte de Copacabana registrou umidade do ar de apenas 23% por volta de 12h desta quarta-feira – diz Márcia Seabra.
Em São Paulo, 363 municípios estão proibidos de fazer a queima da palha da cana por tempo indeterminado por causa da baixa umidade do ar. A determinação entrou em vigor na quarta, a partir das 6h, já que o índice ficou abaixo de 20% na terça nas cidades.
A retomada da queima ocorrerá quando a umidade relativa média atingir valores iguais ou maiores que 20%. A capital registrou umidade do ar de 14% na tarde desta quarta, a mais baixa do ano.
Frente fria
De acordo com o Inmet, essa situação deve se prolongar na maioria dos estados até a próxima semana, com exceção de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que devem sofrer influência de uma frente fria que se desloca da região Sul.
A frente fria deve ser acompanhada de ventos fortes e chuva, seguida por uma intensa massa de ar polar, derrubando a temperatura até sábado. Para o Rio Grande do Sul, a temperatura mínima prevista para sábado é de 1°C. No domingo, a mínima prevista é de -3°C, com máxima de 12°C. Em Santa Catarina, a mínima prevista para o domingo é de -4°C.
Segundo previsão do serviço de meteorologia do governo de Santa Catarina (Epagri.Ciram), a massa polar deve ser uma das mais intensas do inverno, e deve atingir até a parte ocidental da Amazônia.

fonte: Midia News

Tags: