IBM cria chips que “pensam mais parecido” com cérebro humano

18/08/2011 12:49

A IBM anunciou nesta quinta-feira que construiu dois protótipos de chips com a capacidade de processar dados de “uma maneira mais parecida com o cérebro humano” do que qualquer outro chip existente no mercado atualmente.
Os chips são o resultado de um projeto que envolveu seis anos de pesquisa e US$ 41 milhões de investimento da agência de pesquisas especiais do governo norte-americano, DARPA, em conjunto com a IBM. Para o professor de psiquiatria da Universidade de Wisconsin, que faz parte desse projeto, a habilidade de se adaptar a tipos inesperados de informação é a chave para o sucesso do empreendimento.
De acordo com Dharmendra Modha, líder do projeto da IBM, partes desses chips se comportam como neurônios digitais com sinapses. Cada core tem o próprio subcomputador, comunicação e funções de memória. Cada um dos chips possui 45 nanômetros de dimensão e contém 256 neurônios. Um deles tem 262,144 sinapses programáveis e o outro, 63,536 sinapses de aprendizagem. A sinapse é uma espécie de “ligação” entre os neurônios que permite o tráfego de informação no cérebro.
Um computador exatamente como o cérebro humano ainda está longe de acontecer. Mas Modha afirmou que um grande passo já foi dado. “Realmente há uma mudança de perspectiva sobre “E se?” para “E agora?”, exemplificou o líder. “Hoje nós provamos que isso é possível. Certamente haverá outros, mas isto é nosso primeiro round de inovação”, concluiu Modha.

fonte: Terra

Tags: