Silval Barbosa participa da abertura da Feira do Emprendedor 2011

18/08/2011 13:24

A Feira do Empreendedor 2011, em sua 7ª edição, conta com a parceria do Governo de Mato Grosso. A solenidade de abertura do evento aconteceu nesta quarta-feira (17.08) com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa. A feira segue até o próximo domingo (21), no Centro de Eventos do Pantanal. Na abertura a Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum executou o Hino Nacional Brasileiro.

Silval Barbosa ressaltou que a parceria com o Sebrae – na realização da Feira do Empreendedor – vem dando bons resultados. “Aqui a gente vê as oportunidades de negócios e de empreendimentos se concretizarem. A cada ano que passa vemos uma feira melhor que a anterior”.

O governador lembrou ainda que Mato Grosso é um Estado de oportunidades e o Governo vem trabalhando – por meio das diversas políticas de incentivo às mais diversas cadeias produtivas – na atração de novos investimentos. Junto a esses investimentos o governo promove também a qualificação das pessoas. Essa qualificação – destacou Silval – busca atender as demandas das empresas que aqui se instalam e acaba proporcionando possibilidades da pessoa se tornar um empreendedor. Em seu discurso de saudação, o governador destacou o belíssimo trabalho da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf fez dois anúncios importantes de incentivo ao empreendedorismo e de interlocução com o empresariado. O primeiro anúncio foi o de construir 20 Centros de Comercialização de Artesanato nos municípios mais pobres. O segundo foi a decisão do governo em dar um desconto de 50% na Taxa de Incêndio e a isenção da mesma para todos os empreendedores individuais. A taxa será cobrada apenas nos municípios que contam com instalações do Corpo de Bombeiros.

O presidente da Fiemt e conselheiro do Sebrae, Jandir Milan, disse que a parceria do Governo de Mato Grosso é importante para a concretização da Feira do Empreendedor, que tem ajudado muito na expansão do setor. Ele lembrou que o Sebrae tem incentivado as pessoas a se tornarem empreendedor individual e um dos eixos do evento é prestar atendimento aos mais de 30 mil empreendedores individuais.

Outro eixo é de inserir a sustentabilidade e a inovação. Como exemplo desses novos empreendimentos, pode-se citar a empresa que produz e comercializa, a Eco Fossa, um sistema de tratamento de esgoto doméstico, industrial, individual ou coletivo. O terceiro eixo é o de dar visibilidade às oportunidades geradas com a Copa do Mundo em 2014.

A programação prevê palestras técnicas e gerenciais e as mais diversas oficinas, que vão da culinária, criação em pequenas áreas, até plantio.

Participaram da abertura o presidente do Sebrae-MT, José Guilherme, a gerente nacional de Atendimento do Sebrae,  Jaqueline de Almeida, superintendente da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias, o superintendente do Banco do Brasil, Elói Medeiros e do Banco da Amazônia, Antônio Carlos.

Fonte:Secom/MT

Tags: