Bovespa tem leve alta; índices dos EUA também sobem

19/08/2011 13:22

As bolsas globais começaram o dia em baixa nesta sexta-feira. No início dos negócios, Europa, EUA e Brasil tinham quedas. No entanto, o Ibovespa e os principais índices norte-americanos inverteram o sinal e operam em leve alta. Depois de cair mais de 1% no início do dia, o prin índice da Bovespa subia 0,17% às 11h55, cotado em 53.222 pontos. Ontem, o Ibovespa caiu 3,52%, enquanto a perdas nas principais praças mundiais ficaram entre -3% e -6%.

Na Europa, as bolsas abriram a sexta-feira em queda, intensificaram as perdas nas primeiras horas de negócios, mas reduziram a desvalorização. Na França, a Bolsa de Paris chegou a cair 4%, mas por volta das 12h, pelo horário de Brasília, seu principal indicador, o CAC-40, operava com perdas de 0,55%.

Nos Estados Unidos, os principais índices começaram o dia em baixa, mas perto de 11h30, subiam. O Dow Jones tinha alta de 0,21%, o S&P 500 ganhava 0,63% e o Nasdaq avançava 0,85%.

As dívidas dos países europeus e o temor de recessão continuam em análise, afirma o economista José Francisco Lima Gonçalves, do Banco Fator, em relatório desta sexta-feira. “Mais um dia de nervosismo à vista,” diz .

Na Ásia, as bolsas desabaram nesta sexta-feira, sendo que a situação foi pior na Coreia do Sul, onde o índice Kospi teve forte prejuízo de 6,22%.

A abordagem política “fragmentada” da Europa durante a crise continua sendo apontada como agravante para a situação dos mercados. Em entrevista à CNN Money, Marc Chandler, chefe global de estratégia de câmbio da Brown Brothers Harriman, afirma que os mercados globais seguem abalados nesta sexta-feira por uma situação que está se transformando em uma crise bancária e econômica, enquanto as atitudes dos políticos para conter o problemas têm sido fragmentadas.

Fonte:IG

Tags: