Produção de etanol deve ser 20% menor do que em 2010

24/08/2011 17:26

De acordo com o representante da União das indústrias de cana-de-açúcar (Unica) Sérgio Prado, a safra deste ano não tem a qualidade observada em anos anteriores. “No ano passado nós tivemos uma seca muito intensa durante vários meses, que afetou a brotação da cana. E hoje nós temos um reflexo disso na colheita. A cana está muito menos produtiva”.
Pela primeira vez nos últimos dez anos, a produção nos canaviais brasileiros deve apresentar uma quebra na safra. As usinas calculam moer 10% menos do que no ano passado. Como a qualidade está mais baixa, a produção de etanol deve cair ainda mais e ficar 20% abaixo da safra passada.
Segundo dados divulgados pela Unica, foram produzidos 25 bilhões de etanol em 2010, 4 bilhões a mais do que o previsto para este ano. Já o açúcar deve ter uma queda de 2 milhões de toneladas – de 33 para 31 milhões.
Para o economista da USP José Carlos Lima Júnior, a quebra da safra é causada pela falta de cuidado no campo. “Quando você tem um baixo investimento no canavial por ausência de linha de crédito, consequentemente você tem uma maior dificuldade de manter essa produtividade, pela própria renovação que o campo solicita”, economista José Carlos Lima Júnior.

fonte: Portal do Agronegocio