Dia Estadual da Ressocialização é comemorado nesta sexta-feira em Cuiabá

26/08/2011 11:34

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através da Fundação Nova Chance (Funac), promove nesta sexta-feira (26.08) as comemorações alusivas ao Dia Estadual da Ressocialização e o encerramento da V Semana Estadual de Ressocialização do Estado de Mato Grosso. O evento será realizado no auditório do Fórum da Capital a partir das 08h30 e se estenderá até as 18h30 com ampla programação voltada aos processos de ressocialização.

Além das autoridades locais e regionais a cerimônia contará com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, responsável pela criação do programa Começar de Novo, instituído em 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visando recolocar no mercado de trabalho os reeducandos e egressos do sistema carcerário.

O evento em Cuiabá tem o objetivo de ampliar o debate e estimular ações que promovam a reinserção social das pessoas privadas de liberdade, atendidas nas penitenciárias e cadeias públicas de Mato Grosso. Serão mostrados os resultados já alcançados por Mato Grosso com as ações ressocializadoras. Ao final dos trabalhos, será apresentado pelo secretário Paulo Lessa, titular da Sejudh, um balanço das ações da Pasta em direção a humanização e modernização do sistema penitenciário no Estado.

Palestras, debates e mesa redonda estão no programa. As atividades terão a participação de profissionais com experiência e atuação em assuntos penitenciários e programas de ressocialização em Mato Grosso e também em outros Estados onde o tema já alcançou significativos avanços a exemplo de Minas Gerais e Espírito Santo, São Paulo e o Distrito Federal.

O lançamento de duas publicações de autoria de professores de universidades matogrossenses consta na programação. A “Cartilha do Trabalhador Reeducando” e o guia Estou Livre, e Agora? são obras de grande contribuição ao tema. Elas foram editadas com a colaboração integral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Unirondon Centro Universitário.

Reeducandos do regime fechado e do semi aberto participam do evento em várias frentes, incluindo as atividades do cerimonial e depoimentos durante as palestras. Também estarão presentes nas apresentações musicais da Banda Cazuluz, formada por reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e pelo coral das reeducandas da penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, da Capital.

Fonte:Secom/MT

Tags: