Asteroides habitam Sistema Solar desde sua formação

Análises de um material trazido de um asteroide próximo à Terra por uma espaçonave podem provar que este tipo de astro está presente desde a formação do Sistema Solar. A informação foi dada por um grupo de cientistas e publicada na revista “Science”. Uma sonda, lançada pela agência espacial japonesa (Jaxa, na sigla em inglês) …

27/08/2011 09:17



Análises de um material trazido de um asteroide próximo à Terra por uma espaçonave podem provar que este tipo de astro está presente desde a formação do Sistema Solar. A informação foi dada por um grupo de cientistas e publicada na revista “Science”.
Uma sonda, lançada pela agência espacial japonesa (Jaxa, na sigla em inglês) em 2003, coletou material do asteroide 25143 Itokawa, perto da Terra. A nave retornou em 2010 e pousou na Austrália. Após análises, cientistas puderam comparar o material com os condritos (meteoritos muito comuns de serem encontrados na superfície da Terra).
Os condritos, que datam do início do Sistema Solar, são idênticos ao material coletado no Itokawa. Sendo assim, a conclusão é que os asteroides estão na região desde o começo.

fonte: SRZD