Nove estádios da Copa 2014 ficam prontos até dezembro de 2012, diz Dilma

30/08/2011 13:21

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (30), em sua coluna semanal “Conversa com a presidenta”, que 9 dos 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 ficam prontos até dezembro de 2012. Dilma afirmou ainda que as obras de seis aeroportos já começaram e que em cinco deles a licitação (processo de contratação de obra pública) já está em andamento.

Segundo a presidente, quatro aeroportos serão concedidos à iniciativa privada – Brasília, Guarulhos, Viracopos e Natal – e o leilão de concessão do aeroporto de Natal foi realizado com sucesso.

Dilma ressaltou a aprovação pelo Congresso do regime diferenciado de contratações que tornou mais simples as licitações de obras da Copa e a parceria do governo federal com os Estados para cumprir as metas de infraestrutura.

Em outra ocasião, a presidente havia dito que todos os estádios da Copa estariam concluídos até dezembro de 2013, apesar do atraso no cronograma de obras de algumas arenas. A entrevista foi concedida a emissoras de rádio em Fortaleza, capital cearense, no último dia 11.

– Nós estamos num esforço imenso, como o caso daqui de Fortaleza, você tem estádios que já estão em processo de construção e eles têm de ficar prontos até dezembro de 2013 para ser uma situação extremamente tranquila e confortável. E outros que estão um pouquinho mais demorados, mas todos eles até agora, até a nossa última avaliação e monitoramento, ficarão prontos.

Apesar da previsão de Dilma, alguns estádios que receberão jogos da Copa – entre eles os de São Paulo e Natal – estão com o cronograma atrasado e só deverão ficar prontos meses antes do Mundial. As duas cidades já foram descartadas da Copa das Confederações, evento teste do Mundial que será realizado em junho de 2013, mas a Fifa disse que, para o Mundial, os estádios podem ser entregues até fevereiro de 2014.

Fonte:R7

Tags:
Copa 2014