Ômega 3 fortalece o coração, melhora humor e faz bem para o cérebro

03/09/2011 10:49

Desde que começou a ser investigado nos anos 70, o ômega-3 vem gerando milhares de estudos e testes clínicos. Esse tipo especial de gordura tem se mostrado essencial para vida e para uma boa saúde. Também conhecido como ácido graxo essencial, possui inúmeros benefícios para o organismo humano. E como não pode ser produzido pelo organismo, é essencial que seja adquirido através da alimentação.

Os benefícios do ômega 3 começam para o coração e todo sistema circulatório. Entre outros pontos positivos desse ácido graxo, estão a ação anti-inflamatória, contra entupimento dos vasos sanguíneos, na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e para a redução da pressão arterial.
Além disso, o ômega 3 ajuda na redução do risco de desenvolver doenças como diabetes, derrame, artrite reumatoide, asma, colites, alguns tipos de câncer e doenças mentais. Alguns estudos também indicam que essa gordura traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.
Pelo menos 4 estudos também demonstraram que pessoas com depressão têm menores níveis de ácidos graxos ômega-3 no sangue. Uma pesquisa publicada pelo General Psychiatry reportou os resultados de um estudo no qual pessoas com forte depressão (desordem bipolar) foram tratadas com óleo de peixe ômega-3. Ao grupo controle foi fornecido azeite de oliva. Depois de 4 meses o teste foi encerrado porque o grupo que tomou o óleo de peixe apresentou melhoras notáveis.
Outro fator importante nesse alimento é que uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as encontradas no óleo de peixe. As cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3 são essenciais para um ótimo desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso. Estudos demonstraram que se a dieta não fornecer quantidades suficientes de ômega-3, a função destes órgãos é prejudicada. Desta forma, o ômega 3 pode melhorar as funções cerebrais, através da melhora do fluxo sanguíneo.

Fonte:Pernambuco.com

Tags: