Atividade do comércio avança 0,7% em agosto, afirma Serasa

05/09/2011 10:48

A atividade do comércio cresceu 0,7% no mês de agosto deste ano, comparado ao mês anterior (dado ajustado), informou nesta segunda-feira a Serasa Experian.

Setorialmente, os segmentos que apresentaram maior avanço no período foram veículos, motos e peças, responsáveis por 5,6% do aumento no índice.

Dando sequência à alta do mês de agosto, o segmento de construção foi responsável por 3% do resultado, seguido por tecidos, vestuários, calçados e acessórios, que encerrou o mês de agosto com alta de 2%.

Já o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas foi o único a registrar queda no mês, com recuo de 1,6%.

Segundo o estudo, de janeiro a agosto, a atividade varejista avançou 9,5% em sua atividade, leve recuo comparado à alta de 9,6% registrada no acumulado de janeiro a julho deste ano. O principal responsável pelo crescimento foi o segmento de construção, com 11,8%.

Também obteve avanço o segmento de móveis, eletrônicos e informática, com alta de 9%.

Já entre os setores que apresentaram baixa estão tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com recuo de 0,2% no acumulado do ano.

Para os especialistas do Serasa, os resultados positivos do mês foram favorecidos pelas boas vendas do Dia dosa Pais, além das taxas de desemprego terem recuado, com ganhos reais de salários. Ainda segundo o relatório, a atividade varejista nacional deverá desacelerar em consequência à redução da taxa Selic, anunciada pelo Banco Central semana passada
.
Fonte:Ultimoinstante

Tags: