Prefeitos se reúnem para receber ‘Pacote da Agricultura Familiar’

05/09/2011 13:30

Os 15 prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico Altos do Rio Paraguai se reuniram no município de Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá) para receberem da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o ‘Pacote da Agricultura Familiar’, maior investimento já realizado pela Secretaria voltado aos pequenos produtores.

De acordo com o secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, os agricultores familiares precisam deste incentivo para produzir mais e melhor. “Vamos acompanhar todo o processo, começo, meio e fim. Daremos continuidade à capacitação continuada para fazer com que os pequenos produtores possam industrializar os seus produtos para valor a matéria-prima”, destacou otimista Zé Domingos.

O termo de comodato do ‘Pacote da Agricultura Familiar’ foi assinado pelos chefes do Executivo Municipal, na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), o pacote contempla sêmem, calcário, mudas e sementes de acordo com a demanda levantada pelos Consórcios.

Na oportunidade, o presidente da Associação mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, reforçou a importância deste investimento no campo. “Os pequenos produtores enfrentam muitas dificuldades para viver da terra, muitos passam dificuldades. Este ‘Pacote da Agricultura Familiar’ vem para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, finalizou.

O presidente do Consórcio Altos do Rio Paraguai e prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre, revelou que este investimento vem em boa hora. “Os municípios vão trabalhar em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Sedraf com a ajuda da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e poderão incrementar a renda investindo em diversas cadeias produtivas para garantir várias alternativas de renda”, pontuou o presidente.

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincon, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado e destacou que este mês de setembro o município completa 283 anos. “Este é o melhor presente que Diamantino poderia ganhar. Vamos trabalhar lado a lado com os pequenos produtores. Este pacote vai proporcionar autoestima aos agricultores e eles vão poder sonhar e acreditar que é possível realizar”, comemorou Lincon.

PACOTE

O ‘Pacote da Agricultura Familiar’ contemplará mais quatro consórcios nesta semana. Na quinta-feira (08.09), o Consórcio Vale do Guaporé receberá o ‘Pacote da Agricultura Familiar’, no município de Pontes e Lacerda, às 15h. Na sexta-feira (09.09), será a vez do Consórcio Nascentes do Pantanal, no município de Mirassol D´Oeste, às 15h. O Consórcio Vale do Arinos assinará o termo de comodato no Sábado (10.09), em Juará, às 09h, e a tarde a equipe da Sedraf segue para o Consórcio Vale do Juruena, na cidade de Juína, às 15h.

Fonte:Secom/MT

Tags: