Setor sucroalcooleiro do Brasil é referência mundial

05/09/2011 21:45

Para Carina Budin sócia-gerente da Asap Campinas – consultoria de recrutamento e seleção de executivos de média gerência – ainda existem grandes desafios para o contínuo desenvolvimento do setor, como a falta de mão-de-obra qualificada. “A produção da cana-de-açúcar demanda mais de um milhão de empregos, desde mão-de-obra na lavoura, indústria, áreas de administração, pesquisa, comercialização e exportação dos produtos – porém, ainda há escassez de profissionais fora dos grandes centros urbanos”.

Agravando o problema de talentos o país é hoje referência mundial no setor. “Existe uma grande disputa internacional pelo capital humano brasileiro, em especial por países que também estão investindo em fontes energéticas alternativas como a África e o Caribe”, ressalta a executiva.

Como solução para os obstáculos citados Carina recomenda o investimento na educação. “É essencial a implantação de cursos de especialização voltados para as indústrias sucroalcooleiras. A mecanização do plantio também pode ajudar no processo de crescimento da área” diz Budin.

Segundo dados da ÚNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar) atualmente, o Brasil é o maior produtor de açúcar do mundo. Gera 25 bilhões de litros de etanol e exporta para três mercados: União Européia, Estados Unidos e Japão.

Além do escritório de Campinas, a Asap possui  oito escritórios no Brasil. Entre eles, São Paulo (matriz), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Salvador, Espírito Santo e Porto Alegre.

Fonte:Portaldoagronegócio

Tags: