Estudantes de MT embarcam para João Pessoa para participar das Olimpíadas Escolares

Os estudantes atletas de Mato Grosso, na faixa etária entre  12 e 14 anos, que irão representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, embargaram no Aeroporto Internacional Mal. Rondon rumo a João Pessoa, sede dos jogos estudantis. Antes do embargue, os atletas receberam as últimas instruções dos coordenadores da delegação, no auditório do Aecim Tocantins. A participação …

08/09/2011 11:46



Os estudantes atletas de Mato Grosso, na faixa etária entre  12 e 14 anos, que irão representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, embargaram no Aeroporto Internacional Mal. Rondon rumo a João Pessoa, sede dos jogos estudantis. Antes do embargue, os atletas receberam as últimas instruções dos coordenadores da delegação, no auditório do Aecim Tocantins.

A participação dos estudantes nas  Olimpíadas Escolares Brasileiras conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) e de Educação (Seduc). A delegação  viajou sob a coordenação do técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc Rosberg Martins e dos coordenadores da Seel, Edmar Joaquim dos Santos Valter Yamagushi e Marcio Nogueira. O trio chefiam a Delegação.

O número total de atletas são 172, divididos nas categorias individuais e coletivas. Primeiramente viajam apenas 70 atletas que competem na categoria individual nas modalidades de atletismo, natação, judô e xadrez, na terça-feira (13.09) embarcam a segunda parte da delegação, os atletas que participam  das modalidades de handebol, basquete e futsal, nos naipes masculino e feminino.

O técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc e chefe da delegação, Rosberg Martins destacou que o Estado será muito bem representado nos jogos. “Temos grandes chances de conquistarmos medalhas tanto nos esportes individuais quanto nos coletivos. Com destaque para o atletismo e handebol masculino”, disse. Ele citou o esforço do governador Silval Barbosa, através da Seduc e Seel no suporte logístico para que os estudantes pudessem participar das Olimpíadas.

O coordenador da Seel, professor Edmar Santos destacou que a ida dos atletas  em viagens tem  um diferencial  importante e promove um ganho fisiológico aos atletas. “Em 2011, a Secretaria de Esportes  proporcionou   o translado aéreo até João Pessoa, o que resultou num ganho psicológico, pois os atletas chegaram descansados em grau de igualdade para fazer as competições”, enfatizou.

Expectativa

A estudante Daiana Sobral da Silva, 13 anos, da Escola Estadual Garcia Garrido Firmino, do município de Peixoto de Azevedo (675 km da capital), está ansiosa para chegar logo a João Pessoa e poder lutar por medalha na modalidade lançamento de dardo. “Venci os jogos estaduais, com um arremesso de 28 metros. Espero melhorar a marca nas Olimpíadas e subir ao pódio”, afirmou.

Estefani Ribeiro dos Santos, na modalidade de atletismo, é uma das atletas beneficiadas com do Programa Bolsa Atleta da Seel. Ela, em 2009, trouxe para Mato Grosso a medalha de ouro no revezamento 4×75, e, em 2010, conquistou a medalha de prata. Esse ano a estudante está confiante e espera conquistar mais uma vez o ouro e continuar  estar inserida  no programa da Bolsa Atleta. “Acredito que vou representar muito bem o nosso Estado e continuar fazendo parte do programa que nos beneficia  praticantes das modalidades esportivas,  e tenho certeza que o nosso esforço e dedicação trarão excelentes resultados.

“O nível de preparação foi forte e intenso acredito que podemos ficar pelo menos entre os seis finalistas”, disse o atleta da modalidade de natação de Cuiabá, Yago Bosalle.

Fonte:Secom/MT