FMI vê investidores pressionados para aumentar exposição a risco

13/09/2011 18:45

Fundos de pensão e seguros estão sob pressão cada vez maior para investir em ativos de países emergentes e em desenvolvimento e com isso aumentar os rendimentos, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta terça-feira.

Investimentos tidos tradicionalmente como mais seguros em países industrializados têm mostrado rendimentos pequenos ou nulos devido aos juros atuais, que se encontram nas mínimas históricas, afirmou o FMI em um capítulo do relatório sobre a Estabilidade Financeira Global.

O relatório completo será divulgado em 21 de setembro.

Fundos de pensão de Canadá, Alemanha, Japão, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos correm risco de descumprir o que devem a seus beneficiários, em parte por causa dos juros baixos, afirmou o FMI.

Uma forma de tentar evitar esse descompasso é se tornar mais agressivo e investir em aplicações mais arriscadas, disse a diretora-assistente do departamento de mercados de capital e monetário do FMI, Laura Kodres.

Segundo ela, até agora os fundos de pensão têm mostrado relutância em comprar mais ativos de risco. “Até agora parece que eles estão paralisados como um cervo diante dos faróis de um carro, com medo de se mover.”

Mas uma pesquisa do FMI descobriu que cerca de um quinto dos entrevistados espera aumentar a exposição a risco em suas carteiras nos próximos três anos.

Fonte:Reuters

Tags: