Microsoft reconstrói Windows e mostra nova interface

14/09/2011 07:55

O presidente da divisão do Windows Live, Steven Sinofsky, subiu ao palco do BUILD, na Califórnia, nos Estados Unidos, para apresentar o Windows 8, o novo sistema operacional da Microsoft. “O que vamos lançar hoje é uma oportunidade para os desenvolvedores”, iniciou o presidente.

Durante todo o dia, o Windows 8 será demonstrado em uma série de aparelhos, de PCs a smartphones. “Vamos reimaginar o Windows e todas as coisas que ele pode fazer – dos chips ao usuário”, disse Steven.

Tudo o que roda no Windows 7 roda no Windows 8. A “reimaginação” do sistema operacional significa ter a capacidade de aproveitar ao máximo os novos processadores ARM e facilitar a vida do usuário.

Segundo Steven, não se trata de uma “melhora” em relação ao Windows 7. “O Windows 8 teve o código reconstruído”, afirmou, mostrando que o novo sistema roda “levemente” até mesmo em uma máquina de 1 GB de RAM.

Após mostrar um gráfico comparativo entre o desempenho do Windows 7 e do Windows 8, no qual o último se mostra mais potente, o BUILD inicia a demonstração da interface do novo sistema em diferentes dispositivos.

O Metro Style, a nova interface do Windows 8
A nova interface funciona com uma espécie de divisão em quadrados e é “arrastável” horizontalmente. Na mesma tela, com fundo verde, jogos, configurações e gerenciador de tarefas, por exemplo, rodam ao mesmo tempo, com acesso imediato. Telas da interface podem ser vistas na galeria de imagens desta matéria.

Obviamente, os “quadrados” são personalizáveis, podendo ser removidos ou arrastados. Para a Microsoft, a nova interface é mais apropriada para tablets. A interface tradicional do Windows ainda continuará a funcionar na nova versão para Desktops e PCs.

Fonte:Correiodoestado

Tags: