Bovespa encerra em alta e ganha 2,5% na semana

17/09/2011 11:32

Em sintonia com as demais Bolsas de Valores, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) avançou 1,47% no encerramento dos negócios de ontem, com um giro financeiro de R$ 5,2 bilhões. O “termômetro” da Bolsa brasileira, o Ibovespa, atingiu a marca dos 57.210 pontos. Esse patamar representa um ganho de 2,56% na semana, e de apenas 1,26% neste mês.

No front externo, as Bolsas europeias fecharam mistas: em Londres, o índice de ações FTSE avançou 0,57%, enquanto o índice francês CAC teve baixa de 0,47%. Principal guia dos investidores domésticos, a Bolsa de Nova York teve alta de 0,66%.

A recuperação foi puxada pelas ações do setor de commodities (mineradoras e siderúrgicas) e bancos, dois setores “castigados” nos pregões anteriores de maior volatilidade.

Ações

Enquanto a ação preferencial da CSN teve ganho de 4,19%, a ação de mesmo tipo da Gerdau se valorizou em 1,6%, e da Usiminas, 1,23%. No setor bancário, os papéis dos três maiores bancos brasileiros subiram 1,56% (BB), 1,52% (Bradesco) e 1,91% (Itaú-Unibanco). Os investidores reagiram positivamente nesta semana aos esforços das principais autoridades econômicas e políticas da Europa e dos EUA em conter a crise mundial. Na quinta-feira, o anúncio de que os principais bancos centrais devem oferecer recursos em caso de necessidade das instituições financeiras da zona do euro deu novo ânimo para os investidores. O objetivo da medida é evitar a repetição de 2008, quando a falta de confiança entre os bancos paralisou a circulação de recursos no setor, e por consequência, o circuito de crédito para empresas e consumidores.

Grécia assombra

O que ainda assombra os mercados é um eventual calote da Grécia, hipótese que pelo menos por esta semana foi afastada. Ontem, o presidente do grupo do euro, Jean-Claude Jüncker, declarou que só em outubro será decidida nova liberação de recursos para esse país, ainda no âmbito do pacote de socorro aprovado no ano passado. Várias instituições carregam títulos da dívida grega, entre outros países europeus em uma delicada situação financeira.

Pregão de ontem

1,47 foi o avanço da Bolsa de Valores no pregão de ontem, com um giro financeiro da ordem de R$ 5,2 bilhões.

Fonte:Diariodonordeste

Tags: