EUA saúdam compromisso da zona euro para a estabilidade

23/09/2011 09:09

Os Estados Unidos saudaram o compromisso dos países da zona euro perante o G20 em adoptar as medidas necessárias para assegurar a estabilidade económica e financeira do continente, afirmou uma responsável governamental norte-americana.

Durante uma reunião dos ministros das Finanças e banqueiros centrais deste grupo de países ricos e emergentes, os europeus comprometeram-se firmemente a fazer aprovar rapidamente, pelos parlamentos nacionais, as reformas do Fundo europeu de estabilidade financeira (FESF) decididas em Julho, indicou à imprensa a mesma fonte.

Os Estados Unidos destacaram a vontade da zona euro de discutir os meios para tornar este Fundo o mais eficaz possível, acrescentou a mesma fonte, que pediu o anonimato.

Segundo a mesma fonte, nesta fase não houve discussão sobre as diferentes possibilidades para o fazer, da mesma forma que não se falou do novo mecanismo de ajuda à Europa por parte de outros países, para além dos que já existem.

Apesar dos desafios próprios de cada um, o G20 mostrou uma unidade de pontos de vista sobre a resposta a dar à crise económica mundial, perante o enfraquecimento do crescimento em todos os países do grupo, referiu.

Fonte:Sapo.pt

Tags: