Governador destaca importância da Campanha ‘Trânsito Consciente’

26/09/2011 13:27

O governador Silval Barbosa falou, no programa radiofônico “Bom Dia Governador” desta segunda-feira (26.09), da Semana Nacional de Trânsito, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em Mato Grosso, de 19 a 26 de setembro. Segundo Sival, o tema é da mais extrema relevância para nosso Estado, todo o país e o mundo. “Juntos podemos salvar milhões de vida”, afirmou o governador, acrescentando que, em Mato Grosso, só em 2010, morreram 614 pessoas em acidentes de trânsito e mais de 50 mil no Brasil.

Segundo o governador, as ações de prevenção a acidentes de trânsito no Estado iniciaram em março. “Estamos com uma campanha maciça, divulgando como podemos prevenir acidentes e os cuidados que devem tomar os motoristas. Nosso garoto propaganda é o campeão de motocross no Brasil, o Joaninha, lá de Sinop”, destaca Silval, referindo-se ao piloto pentacampeão de motocross livre, Gilmar Flores.

A campanha está envolvendo milhares de pessoas nas escolas, em toda a mídia e nas empresas. “Só na Semana Nacional de Trânsito nós trabalhamos em 66 polos de Mato Grosso”, afirmou o governador, ressaltando que os acidentes trazem um custo muito alto para o Estado. “Vocês não imaginam o número de pessoas que sofrem traumatismo em acidente todos os dias. Os nossos hospitais estão super lotados de pessoas acidentadas. O custo disso é muito alto, o sofrimento das pessoas é muito grande”, complementou o governador.

Para Silval, quando todos tomarem consciência de que precisam ter mais cuidado no trânsito, o número de acidentes será reduzido drasticamente. “Hoje ainda temos gente nas filas, esperando por uma cirurgia. A maioria, infelizmente, é vítima de acidente de motocicleta. Essa é a realidade é do Brasil e do mundo.”

Finalizando o programa, o governador fez um apelo aos cidadãos para que todos contribuam para um trânsito mais seguro. “Vamos ajudar, vamos contribuir, tomar muito cuidado na direção, não dirigir quando beber. Uma pessoa alcoolizada no volante é um perigo para todos os cidadãos. Quanto menos acidentes nós tivermos no Estado, menos pessoas com traumatismo nós teremos nos nossos hospitais e menos vidas serão ceifadas”, finalizou o governador.

Fonte:Secom/MT

Tags: