Cientistas americanos ganham prêmio Nobel de física

Os três cientistas americanos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt receberam esta semana o prêmio Nobel de física de 2011, segundo eles o Universo está acelerando e não desacelerando, como era anteriormente esperado. Anúncio foi feito no Instituto Karolinska em Estocolmo, na Suécia. “A partir de seus estudos, eles descobriram que a taxa de …

05/10/2011 13:57



Os três cientistas americanos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt receberam esta semana o prêmio Nobel de física de 2011, segundo eles o Universo está acelerando e não desacelerando, como era anteriormente esperado. Anúncio foi feito no Instituto Karolinska em Estocolmo, na Suécia.

“A partir de seus estudos, eles descobriram que a taxa de expansão do Universo está acelerando. Essa conclusão veio como uma enorme surpresa para os cientistas”, disseram os membros do comitê do Nobel.

Conforme o comitê da premiação o Universo teria dobrado de tamanho nos últimos 5 bilhões de anos, a mesma idade do sistema solar.

Ao todo serão pagos para os cientistas 10 milhões de coras suecas, o equivalente a R$  2,7 milhões. O prêmio será divido da seguinte maneira, Saul Perlmutter irá receber metade desse valor, já Schmidt e Riess vão ficar com 2,5 milhões de cora suecas cada, já que ambos são autores do mesmo projeto, o High-z Supernova Search Team.

Fonte:SRZD