Brasil lidera ranking de combate à fome pela terceira vez

10/10/2011 10:48

Foi divulgado nessa segunda-feira um levantamento realizado pela ONG ActionAid, que indica o Brasil como 1º no ranking de combate à fome, pela terceira vez. De acordo com o relatório, o anúncio de mais investimentos para agricultura familiar levou o país a essa posição. O relatório lista ainda resultados do Programa Fome Zero, que contribuiu no combate à desnutrição infantil em até 73% no período de 2002 a 2008.

Mesmo com os bons resultados, o Brasil precisa ainda melhorar na distribuição de terras, considerada uma das mais desiguais do mundo. Cerca de 56% das terras agricultáveis estão nas mãos de 3,5% de proprietários rurais, enquanto os 40% mais pobres possuem 1%. A ONG sugere que o grupo das 20 maiores economias do mundo, o G20, inclua a crise alimentar na pauta da próxima reunião que será realizada em novembro, em Cannes, França. A sugestão é de que haja maiores investimentos em pequenos agricultores, maior apoio à criação de estoques de alimentos regionais e nacionais e maior controle à especulação financeira com produtos agrícolas.

A mais recente iniciativa do Brasil no combate à insegurança alimentar, de acordo com o levantamento, foi o anúncio de 16 bilhões de reais para o Plano Safra da Agricultura Alimentar 2011/2012, que dará maiores investimentos na produção de alimentos, organização econômicas de agricultores familiares e geração de renda no campo.

Fonte:SRZD

Tags: