Começa nesta segunda-feira (10) a VII ExpoBrahman

10/10/2011 12:48

Obras na pista de julgamento do Parque Fernando Costa fizeram com que a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) articulassem a transferência da edição 2011 da ExpoBrahman (Exposição Internacional da Raça Brahman) de Uberaba (MG) para a cidade paulista. “Apoiamos e chancelamos a VII ExpoBrahman. No ano que vem, estaremos de novo com essa importante exposição no Parque Fernando Costa”, ressalta o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi.

Para o presidente da ACBB, Wilson Roberto Rodrigues, a mudança excepcional de sede da mostra vai ao encontro de uma necessidade não só da ABCZ e ACBB, mas de todos aqueles que utilizam o Parque Fernando Costa para suas feiras. “ABCZ é a nossa casa mãe. O Parque Fernando Costa é o local onde está a sede da ABCZ e a nossa, ou seja, nosso lar de cada dia. As reformas na pista de julgamento serão grandes. Entendemos que seria importante compreender esta necessidade da ABCZ de colocar tudo em ordem para que em 2012 a pista venha a ser a mais completa do Brasil, quiçá do mundo”.

Desde a primeira edição da ExpoBrahman em 2004, a raça vem se destacando como uma das que mais crescem em números proporcionais no Brasil. Como conseqüência, a mostra brahmista vem despertando, ano após ano, interesse crescente entre pecuaristas e se consolida como o grande encontro dos criadores de Brahman e de novos investidores de todo o país. Nesta sétima edição, 460 animais de 58 expositores estão presentes à feira. A solenidade de abertura da VII ExpoBrahman será no dia 12 de outubro (quarta-feira), às 13h30.

Além dos já tradicionais julgamentos, que vão desde a categoria baby até o campeonato sênior e matriz modelo, a VII ExpoBrahman também contará com dois leilões que ofertarão genética de qualidade da raça Brahman: Evidências do Brahman, às 20h do dia 13 (quinta-feira); e o Rainhas do Brahman, também às 20h do dia 14 (sexta-feira). A ACBB estima um faturamento em torno de R$ 2,5 milhões.

Os julgamentos da ExpoBrahman 2011 serão realizados de 12 a 16 de outubro. Um dia antes, a ACBB faz a distribuição de kits de bem-estar, higiene pessoal e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis aos cerca de 150 tratadores presentes na mostra. Nos kits estão incluídos itens como escova e creme dental, sabonete e preservativos.

II Fórum de Palestras Brahman

Outra atração da VII ExpoBrahman é o II Fórum de Palestras Brahman, que acontece no anfiteatro do Parque Alberto Bertelli Lucato, dia 12, das 8h às 12h. O evento – aberto ao público – é voltado, em especial, aos criadores, estudantes e tratadores. Os temas abordados são a raça Brahman, melhoramento genético da raça e sanidade animal. Após as palestras, será realizada uma mesa redonda, quando o público presente poderá participar.

As inscrições para o II Fórum de Palestras Brahman são gratuitas e devem ser feitas no anfiteatro do Parque Alberto Bertelli Lucato, no dia 12, antes do evento. Os participantes poderão retirar os certificados até o dia 15, na Casa do Brahman, localizada no Parque.

Crescendo com o Brahman

Com o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes nos julgamentos e de promover maior interação com os animais da raça Brahman, a ACBB lança, durante a VII ExpoBrahman, o projeto “Crescendo com o Brahman”. De acordo com o diretor executivo da associação brahmista, Lydio Cosac, o projeto surgiu da observação da interação dos animais Brahman com as crianças. De docilidade peculiar, o animal aceita a presença infantil e interage bem com esse público, o que desperta nas crianças o desejo de uma maior proximidade.

Não existe nenhuma raça melhor para afeição do que a Brahman. Tanto é que, em diversas regiões do mundo, projetos similares ao “Crescendo com o Brahman” acontecem com sucesso faz cerca de 30 anos, como nos Estados Unidos, por exemplo. “Pensando nisso, trouxemos – em conjunto com as nossas estaduais que já fizeram três eventos neste sentido – este programa, que tem por finalidade ensinar as técnicas para que crianças e adolescentes lidem com o animal numa competição”, explica.

As aulas serão ministradas pelo jurado Nilson Dornelles, nos dias 14 e 15 de outubro, durante a ExpoBrahman 2011. Ainda no dia 15, será realizada uma competição entre os participantes de cada categoria de idade. Todos os concorrentes serão premiados. Os vencedores receberão uma premiação especial.

Para participar, o interessado não pode ser maior que 16 anos em 12 de outubro e possuir um animal (próprio ou não) para participar das aulas e da competição. No ato da inscrição para o projeto, é necessária a apresentação da certidão de nascimento do participante e de documentos comprobatórios dos pais ou responsáveis, além da autorização dos mesmos. A ficha de inscrição, o modelo da autorização e o regulamento do projeto estão disponíveis no site da ACBB (www.brahman.com.br). O projeto “Crescendo com o Brahman” é gratuito e as vagas são limitadas.

Jurados

A metodologia usada pela ACBB para a escolha dos jurados é mais um diferencial desta edição da mostra. Dois dos três jurados – Carlos Eduardo Nassif e William Koury Filho –foram eleitos pelos expositores da VII ExpoBrahman para compor a lista tríplice de jurados do maior encontro de brahmistas do país. Para atingir plenamente o objetivo do procedimento, ou seja, a democratização do processo de escolha, a ACBB recebeu votos presenciais e por correspondência. No último caso, a associação enviou aos eleitores, via Correios, todo o material necessário ao procedimento. “Nosso associado é fator determinante e essencial no crescimento, na evolução da raça Brahman no Brasil. Com essa iniciativa, a ACBB apenas cumpriu seu papel como entidade representativa dos brahmistas de todo país”, explica Wilson Rodrigues.

Escolhido também pelos expositores e referendado pelo Conselho de Administração da ACBB, Lourenço de Almeida Botelho completa a comissão tríplice julgadora da sétima edição da ExpoBrahman. O jurado foi o quarto mais votado pelos expositores. Ricardo Rivas, Gabriel Ângelo e Lucas Fernandes são os jurados auxiliares da mostra. Todos foram indicados pela Comissão de Jurados da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Eleições

Ainda durante a VII ExpoBrahman, acontece, dia 14 de outubro, a eleição do novo Conselho de Administração e Fiscal da ACBB para o biênio 2012/2014. A apuração dos votos será feita na Casa do Brahman, no Parque Alberto Bertelli Lucato. O associado que não puder comparecer, poderá votar por correspondência. Para isso, a ACBB enviou, via Correios, a todos associados, instruções e material necessários para realização do voto por correspondência. O mesmo material está disponível no site da associação (http://www.brahman.com.br/conteudo.php?areaid=103).

Os votos enviados pelos Correios para a sede da associação, em Uberaba, serão levados no dia 14 para a sede provisória, em São José do Rio Preto, quando serão devidamente apurados. O diretor executivo da ACBB explica que essa medida foi tomada para dar mais transparência ao processo, uma vez que a eleição do Conselho faz parte do calendário oficial da VII ExpoBrahman. “Como transferimos a sede da feira, nada mais oportuno que transferirmos também as eleições. Essa atitude traz, ainda, mais transparência ao processo, uma vez que o associado que estiver presente na ExpoBrahman não precisará se deslocar para Uberaba ou votar por correspondência”, avalia Cosac.

A VII ExpoBrahman é uma realização da ACBB e acontece de 10 a 16 de outubro, no Parque Alberto Bertelli Lucato, em São José do Rio Preto (SP).

Fonte:Portaldoagronegocio

Tags: