Alface pode ser usada no diagnóstico da dengue

11/10/2011 11:02

Um kit de diagnóstico da dengue à base de plantas. Este é o objetivo da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está sendo realizado um estudo com alface transgênica.

De acordo com a Embrapa, a ideia é produzir um kit mais econômico e veloz no diagnóstico da doença que promete ser bastante forte neste ano. Ainda segundo o órgão, o material usado no novo projeto tem um valor dez vezes menor do que o tradicional e deve ser usado na rede pública de saúde.

A análise consiste na introdução de uma parcela do gene do vírus no DNA da alface. Depois, a planta é colocada em um meio de cultura com antibiótico, o que vai garantir que só as células que receberam o gene do vírus sobrevivam. Após esses processos, a planta é transferida para um tubo de regeneração.

A pesquisa já está em fase de testes com o sangue de vítimas da doença registradas no banco de dados da Fiocruz. No entanto, a Embrapa espera que a validação demore ainda mais dois anos, pois é necessário um aproveitamento de cerca de 95% para que o produto seja liberado para comercialização em grande escala.

Fonte: Agência Brasil

Tags: