Inflação na Zona do Euro fica em 3% em setembro

O índice de preços ao consumidor da Zona do Euro, principal medida de inflação da região, avançou 3% em setembro, frente ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela Eurostat. O indicador confirmou a estimativa preliminar da entidade, divulgada no final de setembro. No mês de agosto, a inflação estava em 2,5%. Os …

14/10/2011 09:21



O índice de preços ao consumidor da Zona do Euro, principal medida de inflação da região, avançou 3% em setembro, frente ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pela Eurostat.

O indicador confirmou a estimativa preliminar da entidade, divulgada no final de setembro. No mês de agosto, a inflação estava em 2,5%.

Os derivados do petróleo foram a principal pressão no índice de preços. Os itens com maior impacto na inflação em setembro foram os combustíveis para transportes, com contribuição de +0,55 ponto percentual e óleo combustível, com 0,19 ponto.

Considerando os 27 países da União Europeia (UE), a alta nos preços chega a 3,3% em setembro, frente a 2,9% em agosto. Os países com a inflação mais alta foram a Estônia (5,4%) e Lituânia (4,7%).

Na comparação com o mês anterior, os preços subiram 0,8% na Zona do Euro e 0,6% na UE.

Fonte:Brasileconomico