Programa ‘De Cara Limpa Contra as Drogas’ forma coral com alunos em Cuiabá

16/10/2011 09:50

Um grupo de 84 alunos da Escola Municipal do bairro São Sebastião, em Cuiabá, está em formação para compor o coral musical do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, da Polícia Judiciária Civil. Os estudantes com idades entre 5 a 16 anos finaliza a preparação em novembro com apresentações na comunidade.

Dividido em duas turmas, sendo uma de 5 a 10 anos, com 48 componentes e outra de 36 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, a investigadora Rosa Malena da Cruz, ensaia há mais de um mês, todas as quintas-feiras, melodias baseadas em letras de músicas de cantores atuais, além de levar mensagem de amor e fé aos alunos que participam do coral.

“O coral através do programa De Cara Limpa Contra as Drogas vem fazendo muito bem a essas crianças e a mim também, além de estarmos ajudando elas com mensagens de amor e fé, também estamos criando cidadãos de bem. Só tenho a agradecer a equipe do programa pela oportunidade e por esse momento que passo ao lado dessas crianças”, ressaltou a investigadora.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Carmem Lúcia Ferreira, com o coral está incentivado e ajudando muito os alunos a participarem ativamente das atividades desenvolvida pela escola. “Com a vinda do coral através do programa os alunos tem tido mais interesse em participar das atividades desenvolvidas dentro da Escola São Sebastião. Além do mais, a música tem ajudado muito na alfabetização dessas crianças”, observou à coordenadora.

Para a aluna do 8º ano, Rita Aparecida da Silva, o coral está fazendo ele e os amigos a buscarem o caminho do amor e ao invés de escolher o caminho das drogas. “O coral está sendo muito bom para a minha vida, pois em vez de eu ficar em casa só assistindo televisão, venho à escola aprender mais”, disse.

De acordo com estudante, a música fortalece os laços de amizades e não deixa que as crianças fiquem na rua sujeitas ao uso de drogas. “Fico feliz em estar participando desse coral, e como sou a única aluna a tocar flauta, irei ajudar e ensinar os meus amigos a tocarem também. Tudo para que o coral fique mais bonito”, salientou.

O gerente do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas”, Fabiano Camargo, lembrou que as ações do projeto só sendo efetivadas graças aos parceiros que entenderam o sentido do projeto.

O programa De Cara Limpa Contra as Drogas começou no município de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste) no ano de 2008 e em 2009 foi implantado em Cuiabá, na região Norte da Capital. Atualmente as atividades são realizadas em doze escolas da região do Pedra 90, com o objetivo de prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas, por meio de ações desportivas e culturais que mostrem as crianças, jovens e adultos que para terem um vida saudável, não precisam colocar as drogas em suas vidas.

Fonte:Secom/MT

Tags: