AL adere ao Outubro Rosa, com programação especial dia 20

17/10/2011 13:43

Os tipos de câncer que terão maior incidência no Brasil em 2011, com exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, e os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino. Na tentativa de reverter essa previsão a partir da prevenção, órgãos públicos, Poderes e organizações civis, no mundo todo, aderem este mês ao evento “Outubro Rosa”. E a Assembleia Legislativa de Mato Grosso não deixará de fazer parte do movimento, que quer estimular mulheres a fazerem o autoexame e a buscar os cuidados possíveis para evitar que as estatísticas virem casos concretos.

A estratégia usada pela AL será a de auxiliar, com informações, os servidores e os visitantes da Casa, do dia 17 ao dia 31 de outubro. Durante esse período haverá panfletagem e distribuição de cartilhas com informações sobre como a mulher e seu companheiro devem proceder para diagnosticar e tratar os casos positivos. No dia 20, às 9h30 e às 14h30, dois médicos oncologistas farão palestras sobre o tema no prédio da Assembleia.

O cirurgião Gilmar Ferreira do Espírito Santo e a oncologista clínica Cristina Guimarães informarão sobre estatísticas, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e outros tipos. A servidora da QualiVida, Stephanie Cavarsan, que organiza o evento na Casa, afirma que é importante a participação dos servidores, já que os registros de mortes por câncer no mundo em 2008 chegaram a 7,6 milhões.

Dados – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) indica a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer no Brasil em 2011. Desses, 253 mil devem atingir mulheres e 236 mil, os homens. O tipo de câncer que terá maior número de registros na população brasileira será o de pele, do tipo não melanoma, com 114 mil casos novos. Na sequência aparece o de próstata, 52 mil; o de mama feminina, 49 mil; o de cólon e reto, 28 mil; o de pulmão 28 mil; o de estômago, 21 mil e o do colo do útero, 18 mil.

Os tumores que tem previsão de atingir a população masculina em maior número são o de pele não melanoma, 53 mil casos novos, o de próstata, 52 mil; o de pulmão, 18 mil; de estômago, 14 mil e cólon e reto, 13 mil. Para o sexo feminino, destacam-se os tumores de pele não melanoma, 60 mil casos novos, mama, 49 mil; o do colo do útero, 18 mil; cólon e reto, 15 mil, e o de pulmão, 10 mil.

A ong MT Mama, que no ano passado foi parceira da AL na sensibilização da população sobre aos cuidados para evitar o câncer, também tem uma programação especial para o Outubro Rosa:

De 08 a 31/10 – Venda de camisetas customizadas no Shopping
12/10 – Caminhada dos amigos do peito: uma caminhada em prol da saúde das mamas – Parque Mãe Bonifácia;
05/11 – 3ª MACARROmamma e Bazar Beneficente.

Fonte:AL/MT

Tags: