Cuiabá vai sediar debate sobre a Conferência Rio + 20

19/10/2011 09:44

A fim de ampliar o debate acerca das questões ambientais, em especial a sustentabilidade dos recursos hídricos no Brasil, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, presidida pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), e a Frente Parlamentar Ambientalista realizará audiência pública na próxima sexta-feira (21), a partir das 8h30, no Plenário das Deliberações Renê Barbour da Assembleia Legislativa.

Com o tema Recursos Hídricos no Brasil, a audiência faz parte de uma série de encontros concernentes à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que vai acontecer em junho de 2012.

Participarão do debate os especialistas José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia; Malu Ribeiro, Coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, e Marco José Melo Neves, assessor especial da presidência da Agência Nacional de Águas (ANA), que falarão sobre a situação dos mananciais, as alternativas de conservação, entre outras questões. Parlamentares, governantes, autoridades e sociedade organizada também participarão do evento.

Para o deputado Sérgio Ricardo esta é a chance que todos têm para conhecer a realidade dos recursos hídricos e na oportunidade, formular propostas pautadas no desenvolvimento sustentável.

“Nosso foco é a preservação ambiental, porém muitos não dão importância para a água, por exemplo, de onde ela vem e pra onde vai, nunca paramos para saber quanta água ainda temos. Ao mesmo tempo em que temos tanta água, temos também muita preocupação. Portanto, cabe a todos os cidadãos garantir à atual e às futuras gerações o uso da água com qualidade para que no futuro não tenhamos apenas na lembrança o que foram nossas águas. Essa é a oportunidade de mudarmos para avançarmos”, alertou Sérgio Ricardo.

Recursos Hídricos- Com três bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná, o Brasil busca servir de exemplo na eficácia da gestão de seus recursos hídricos. O Brasil ocupa uma posição privilegiada em relação à disponibilidade de recursos hídricos. No mundo, 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável e cerca de 5 milhões morrem a cada ano por doenças simples relacionadas à falta de saneamento (abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto).

Sobre a RIO+20
RIO + 20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro e é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

Os próximos temas a serem debatidos são: Meio Ambiente Urbano – dia 21 de novembro, em São Paulo (Sudeste); Energia – dia 16 de dezembro, em Recife (Nordeste); e Segurança Alimentar – dia 16 de janeiro, em Porto Alegre (Sul). Também está na pauta dos debates o Encontro “Em Busca de uma Economia Sustentável” dia 27 de março de 2012, em Brasília; e entre os dias 25 a 27 de maio acontecerá o Encontro do Segmento Parlamentar da RIO + 20, com a presença de parlamentares de todo o mundo, no Rio de Janeiro (RJ). O primeiro tema abordado foi Biomas, no dia 23 de setembro em Manaus (AM).

Fonte:Al/MT

Tags: