Dólar cai ante real por esperanças com Europa

21/10/2011 18:15

O dólar fechou em queda ante o real nesta sexta-feira, reagindo ao otimismo generalizado no exterior por expectativas de que líderes europeus obtenham neste final de semana avanços para resolver a crise de dívida da zona do euro.

A moeda norte-americana caiu 0,48 por cento, para 1,7805 real na venda. A cotação oscilou durante o dia entre 1,7669 real (-1,24 por cento) e 1,7924 real (+0,19 por cento).

As operações locais acompanham a fraqueza do dólar no exterior, onde a moeda caía 0,74 por cento ante uma cesta de divisas, puxada pela apreciação do euro e do iene. O dólar chegou a recuar a uma nova mínima recorde ante a moeda japonesa.

“Não houve nenhuma notícia especificamente. Apenas o otimismo lá fora com a reunião da União Europeia no domingo”, afirmou Jorge Lima, consultor financeiro da Previbank DTVM.

As atenções de investidores se concentraram na cúpula dos líderes europeus, na qual as autoridades podem chegar a um acordo sobre como fortalecer o fundo de resgate da região e recapitalizar o setor bancário, considerado um dos principais canais de contaminação da crise de dívida que assola a periferia da zona do euro.

No entanto, qualquer decisão acertada no domingo precisará ser discutida novamente em um segundo encontro, que deve ocorrer no mais tardar na quarta-feira, em meio às divergências entre as duas maiores potências da zona do euro: França e Alemanha.

“Esperamos importantes anúncios dos formuladores de política monetária europeus em seus próximos encontros, com riscos significativos aos mercados globais caso as negociações paralisem”, escreveu em relatório a equipe de pesquisa econômica do Barclays Capital

“O resultado do encontro da UE deve oferecer alguma luz sobre as questões da recapitalização de bancos europeus e a utilização das atuais fontes do EFSF.”

Fonte:Reuters

Tags: