Cristina Kirchner comemora reeleição na Argentina

24/10/2011 08:48

Em uma eleição que não trouxe surpresas nos resultados, as emoções foram sós para a presidente Cristina Fernandez. Segundo as porcentagens parciais, o binômio do Frente Para Vitoria Fernadez-Boudou, está no primeiro lugar. No seu discurso, cheio de emotividade e apoio popular, Cristina pediu ao povo “que vocês me acompanhem” e lembrou constantemente da figura de seu marido, Nestor Kirchner.

Após a confirmação oficial das primeiras cifras pelo Ministério do Interior, Cristina apareceu em público. Em um discurso emotivo, convocou a unidade nacional, agradeceu aos 40 milhões de argentinos e a todos os partidos políticos que participaram nas eleições. Sem dizer o nome dele, quase chora ao lembrar a seu falecido marido o ex-presidente, Nestor Kirchner: “Sem sua coragem e sua valentia, não houvéssemos chegado até aqui”, disse.

Foi um momento especial para a presidenta (a primeira mulher eleita e reeleita da historia argentina), que falou completamente emocionada e sem dizer o nome dele, fiz a referencia inevitável a falecido marido, o ex-presidente Nestor Kirchner. “Se digo que estou feliz, é mentira. Se digo que estou triste também é mentira”, disse com os olhos vidrados.

Agradeceu aos presidentes da América Latina que a ligaram para dar os parabéns pelo resultado. “Quero também agradecer a alguém que já nao pode me ligar mais, mas ele é o grande fundador da vitoria de hoje. Sem ele, sem sua coragem e valentia; sem as coisas que ele fiz houvesse sido impossível chegar até aqui”, falou Cristina no bunker do Hotel Intercontinental no centro da cidade de Buenos Aires. E adicionou: “Ele é o homem que transformou o país”.

A Praça De Maio foi novamente o cenário da festa e o apoio para a presidenta reeleita, Cristina Fernandez. Milhares de jovens de grupos políticos como La Cámpora (dirigida por seu filho Máximo Kirchner), JP Evita e a Juventude Sindical, entre outros, levaram toda a cor peronista.

No búnker do Frente Para Vitoria no salão Montserrat não faltou ninguém. No palco estiveram Florência e Máximo, filhos de Cristina e Néstor. Uma das primeiras a chegar foi sua mãe, Ofélia Wilhelm; depois vieram as Mães e Avós da Praza De Maio, ministros, funcionários, pessoas ligadas à cultura e cerca de 500 jornalistas credenciados.

Crônica de uma vitoria esperada.

O domingo tinha começado com emoção para a presidenta Cristina Fernandez, que quase chora depois de votar na mesa 529 do Colégio de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Rio Gallegos, na província de Santa Cruz. “Onde ele estiver, ele está feliz”, afirmou Cristina à imprensa sobre seu falecido marido.

“Eu sou presidenta, mas não posso esquecer que eu sou a esposa de um homem que mudou a vida política do país. Ele tinha a vocação transcendente para ser parte da história. A família teria gostado de ele ter sido menos importante historicamente e que o tivéssemos mais aqui conosco”, disse com a vos totalmente embargada.

Como virou costume desde o dia 27 de Outubro passado, quando Nestor morreu de um paro cardio- respiratório, Cristina apareceu o dia inteiro vestida completamente de preto.

Após o almoço, ela embarcou no avião Tango 01 de Aerolíneas Argentinas, junto com sua filha Florência e alguns de seus colaboradores. Chegaram ao aero parque portenho antes de das quatro da tarde, e um helicóptero os levou para a residência presidencial de Olivos (Província de Buenos Aires) em apenas nove minutos.

Apoio virtual e real

Às 6 horas da tarde, todos os meios de imprensa foram rápidos em dar o resultado que já todos conheciam: “Cristina reeleita” foi a mensagem repetida nas telas da televisão e nas rádios. Por causa da nova lei eleitoral, não foi permitida a divulgação de pesquisas de boca de urna durante a votação.

Onde os votantes e os seguidores de Cristina opinaram publicamente foi no Twitter. Em menos de 140 caracteres, vice-candidato presidencial pela Frente para a Vitória, Amado Boudou disse: “Obrigado a todos os argentinos para este dia de festa, sem violência e amor à pátria.”

Durante as horas de votação, o nome de Cristina foi o mais popular na rede social com 89 mil entradas. O candidato nas urnas, foi também o mais popular foi o socialista Hermes Binner, também em segundo lugar na enquete, com 16 mil menções. Hashtags (questões de debate) como #yavote (já votei), #Cristinazo, #Binnerazo e #yonolavote (eu não votei por ela) foram os Trending Topics (tópicos mais populares) do dia eleitoral.

Fonte:IG

Tags: