Obras de conclusão da Estrada Verde já estão licitadas

25/10/2011 12:01

A MT-040, a chamada Estrada Verde, ligará Cuiabá a Rondonópolis, passando pela região do Pantanal. A nova rodovia terá uma extensão total de aproximadamente 220 quilômetros, cerca de 10 km a mais do que a ligação atual, feita pela BR-364.

A obra está dividida em três trechos, sendo que dois já estão em fase final de conclusão. O trecho restante, de 77 km, entre Brejinho e Mimoso, está dividido em quatro lotes. Todos já estão licitados. O Governo do Estado já garantiu R$ 15 milhões para a conclusão da rodovia e espera um convênio com o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para dar início aos trabalhos.

Quando concluída, a MT-040 se transformará numa importante alternativa para o tráfego de veículos entre as duas cidades, principalmente durante a duplicação da BR-364. Será uma estrada parque, com tráfego permitido apenas para veículos leves, passando por uma região turística do Estado de Mato Grosso.

No último sábado (22.10), o governador Silval Barbosa liderou a expedição Rota da Integração `Estrada Verde`, passando pela região. A comitiva, que chegou a contar com 90 veículos, saiu do antigo aeroporto de Rondonópolis, passou pelo distrito de Fátima de São Lourenço até chegar a Colônia de Mimoso, lugar em que nasceu o patrono das telecomunicações, Marechal Rondon.

A nova estrada vai levar desenvolvimento ao interior do Estado, ajudando a fomentar o turismo. Silval deu o exemplo de um senhor de 72 na comunidade de Brejinho, que reclamou da falta de comunicação com os outros lugares, que vem desde os tempos em que seu pai nasceu no local. “Temos que mudar a realidade dessas pessoas”, disse o governador.

Fonte:  Secom/MT

Tags: