Polícia Militar promove estágio em emprego de tropa montada

31/10/2011 09:52

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Regimento de Cavalaria, no próximo mês, dará início ao 1º Estágio em Emprego de Tropa Montada (Ecetrom). Esse trabalho faz parte do processo de implantação do Regimento de Cavalaria da PMMT, uma das exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), para a realização da Copa do Mundo de 2014.

O estágio será realizado entre os dias 07 e 25 de novembro, no Centro de Instrução de Policiamento Montado, situado na Avenida 31 de Março, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

Com carga horária de 135 horas/aula, o estágio será aplicado a aproximadamente 30 policiais. Esses profissionais receberão instruções sobre contenção e transporte de animais; hipologia; higiene e profilaxia; policiamento montado; equipação 1 e 2; treinamento básico cavalo-policial e choque montado. O estágio será coordenado pelo capitão Fernando Schlz Galvão da Silva, que também será um dos instrutores.

Neste mês, outros três oficiais, o capitão Walmir Barros Rocha e os 1º tenentes Bruno Wendel de Oliveira Del Barco e Robson Fernandes da Silva, participaram de dois cursos de capacitação no Rio de Janeiro, Policiamento Montado e Controle de Distúrbios Montado, no qual ficaram entre os quatro primeiros classificados em melhores notas. Esses resultados os habilitaram a serem os outros três instrutores no estágio.

“Eles representaram muito bem o nosso Estado que, apesar de jamais ter tido uma unidade de cavalaria, tem obtido bons resultados nos cursos dessa modalidade de policiamento que têm sido ministrados por outros estados. Demonstrando, assim, que será uma unidade engajada em garantir segurança da população durante a Copa do Mundo. E com a manutenção da unidade, deverá participar de diversas outras atividades que reúnam grande público, das quais, inclusive, já vem participando como foi durante a Exposição Agropecuária de Cuiabá”, diz o comandante da unidade, tenente coronel Alberto de Barros Neves, destacando as atividades desenvolvidas pelo Regimento.

Alberto destaca estar muito confiante na qualidade dos trabalhos que serão prestados pelos policiais do Regimento de Cavalaria durante a Copa do Mundo. Ele explica que os três oficiais capacitados no Rio de Janeiro ainda não compõem o quadro do efetivo da unidade, mas tem grandes expectativas de que passem a integrar o Regimento de Cavalaria.

Conforme o comandante, com a realização do estágio, a Polícia Militar estará apta a receber a primeira remessa de animais, 30 de um total de 90 até a Copa 2014. Atualmente o efetivo da unidade é composto por 32 policiais. Até a realização da Copa do Mundo deverão ser 180 profissionais.

Fonte:Secom/MT

Tags: