Sites que comparam preços crescem e se especializam

01/11/2011 09:55

Em tempos de inflação em alta e quando consumidores já começam a pensar nas compras de Natal, comparar preços e ofertas é mais do que nunca uma boa pedida. A internet trouxe facilidade de acesso a produtos e preços. No ano passado, os sites de compras coletivas popularizaram ainda mais o comércio eletrônico.

Somente nos primeiros seis meses do ano foram faturados R$ 8,4 bilhões em bens de consumo via web, um alta de 24% frente ao primeiro semestre de 2010. Ao todo, quatro milhões de um total de 27,4 milhões consumidores compraram pela primeira vez pelo e-commerce no primeiro semestre deste ano. A expectativa é que o comércio eletrônico apresente um faturamento de R$ 18,7 bilhões ao final de 2011, segundo a consultoria e-Bit.

Tamanha demanda fez os buscadores de ofertas se tornarem cada vez mais especializados e consumidores e já contam até com site específico para a comparação de preços de remédios na rede.

Consumidor deve continuar atento às compras por impulso

O advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Flavio Siqueira Jr., alerta que os buscadores de ofertas assim como os sites de compras coletivas trabalham com o conceito de compra por impulso e necessitam de cuidado extra por parte do consumidor.

Siqueira explica que se o consumidor concluir a compra no próprio site de compras, esse é coresponsável caso o produto apresente algum tipo de problema de qualidade. Já os sites que remetem a outros para a conclusão da compras são tratados como “anunciantes”, mas também podem ser acionados pelo consumidor caso a oferta não esteja correta.

Veja alguns sites:

Mais Preço – Lançado em maio deste ano, o buscador de preços de remédios informa até o mapa que leva para o site ou dá o endereço e como chegar à farmácia. O site traz preços de medicamentos genéricos, que podem variar até 952% em São Paulo. Existe uma filtro por Estado, cidade e bairro. São quase 60 redes de farmácias do Brasil inteiro e mais de 15 mil medicamentos, entre eles genéricos. O consumidor pode ainda se informar sobre se o produto está no Programa Farmácia Popular. Os administradores do site dizem já contabilizar 300 mil acessos por mês.

“Ao contrário de eletrodomésticos, os medicamentos não eram tão fáceis de achar e existe uma discrepância enorme de preços”, disse Marcelo Santos, um dos sócios do site, que explica que a receita vem por publicidade, de laboratórios ou farmácias, empresas que tenham produtos afins.

BuscaPé – Desde 1999 no mercado, ocupa atualmente a 30ª posição entre os sites brasileiros mais acessados. É um site geral e compara preços de mais de dez milhões de produtos vendidos por 60 mil empresas e é responsável pelo shopping de mais de cem portais, incluindo Globo.com, Microsoft e Terra. Além do Brasil, está presente no México, Argentina, Chile, Colômbia e em mais 17 países da América Latina.

Para o vice-presidente de Comparison Shopping do BuscaPé, Rodrigo Borer, a internet favorece a oferta e a competição e a cultura dos preços baixos.

“A chegada das compras coletivas teve um efeito educativo ao promover a internet como um canal de vendas. Hoje temos um número muito grande de pequenos e médios varejistas online. Isso surtiu também um efeito da cultura do desconto, da vantagem, o BuscaPé”, afirma Borer.

Google Shopping: Em outubro, foi lançada a versão brasileira do Google Shopping, serviço do site de buscas que permite ao internauta pesquisar em um só lugar o preço e a disponibilidade de produtos vendidos em várias lojas virtuais. A ferramenta é especialmente útil para quem busca os itens mais baratos e deve representar uma concorrência direta a empresas como Buscapé e Bondfaro. Criado em 2007, o serviço já está em 12 países. No Brasil, o portal chega adaptado às características do varejo nacional: o usuário pode consultar o preço parcelado dos itens.

Estante Virtual – O site reúne cerca de 1.800 sebos em todo o Brasil. Em novembro, a Estante Virtual passará a utilizar o sistema PayPal (plataforma para cartão de crédito). Os dados do cartão de crédito ficam protegidos no PayPal e o leitor paga quantas vezes quiser, sem precisar digitá-los novamente a cada transação.

A Estante Virtual diz reunir o maior acervo de língua portuguesa e ser responsável por 80% das vendas online de livros seminovos e usados no Brasil e responde por 50% do faturamento dos livreiros cadastrados no portal.

O idealizador e diretor do site, o administrador André Garcia, diz que erra quem pensa que apenas livros raros ou seminovos podem ser adquiridos pelo portal.

“Existem livros novíssimos. Esperamos que o público que não conhece sebos passe a fazer compras”, diz Garcia.

Bondfaro – Em 2006, foi comprado pela BuscaPé. É um site especializado em pesquisa e informações de produtos, o Bondfaro auxilia consumidores a decidirem qual o produto certo a se comprar. Com foco maior em produtos de informática e eletroeletrônicos, o site oferece vídeos e avaliações de especialistas, assim como dos próprios usuários.

Boa dica – É outro site que atua no segmento de eletrônicos, trazendo preços variados sobre celulares, computadores, aparelhos de TV, câmeras digitais e GPS.

Compra de passagem de avião – Para quem fala inglês, sites como o Kayak e Opodo podem auxiliar na pesquisa de preços de passagens aéreas mais em conta.

Fonte:G1

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