Estudiosos são contra o uso de música na corrida

O uso da música para a prática da corrida vem sendo contestada por alguns especialistas. Estudos recentes apontam que ela pode prejudicar a performance do atleta, desviando sua atenção para o foco de suas passadas. Alguns cientistas acreditam que ouvir música distancia o corredor de outros sons produzidos pelo ato de correr. A respiração e o impacto das …

08/11/2011 11:43



O uso da música para a prática da corrida vem sendo contestada por alguns especialistas. Estudos recentes apontam que ela pode prejudicar a performance do atleta, desviando sua atenção para o foco de suas passadas. Alguns cientistas acreditam que ouvir música distancia o corredor de outros sons produzidos pelo ato de correr.

A respiração e o impacto das passadas ficam despercebidos e estar consciente dos seus movimentos é fundamental para uma corrida perfeita, dizem os especialistas. Outro ponto negativo apontado pelos estudiosos é o fato de ela afastar a pessoa do ambiente em que está. A música provoca distração e impede o corredor de perceber um carro ou uma pessoa atrás de si. Nas provas, ela isola o atleta dos outros corredores e impede de ouvir instruções dos treinadores. Para muitos cientistas, a música faz o corredor perder a noção daquilo que realmente é motivador, como a sensação de energização provocada pela corrida. Na esteira ela é ainda mais maléfica, diz a turma que é contra a música. Os pesquisadores acreditam o uso de MP3 na esteira ergométrica dificulta o movimento das passadas e o som da respiração fazendo com que o atleta fique desconectado do seu nível de esforço.

Fonte:DGABC