Governador destaca a importância do TCE-MT para a execução de obras públicas

08/11/2011 11:41

O governador Silval Barbosa participou, nesta segunda-feira (07.11), do 14º Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), realizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento reúne órgãos que atuam no controle e fiscalização de obras públicas e, para Silval, é a oportunidade de trocar experiências e melhorar a gestão das obras.

Convidado para participar da abertura do evento, que se estende até a próxima sexta-feira (11.11), o governador destacou a importância de ter o TCE-MT como parceiro para orientar todas as fases das obras públicas – desde o planejamento até a execução – e, dessa forma, oferecer à população obras com qualidade.

O trabalho realizado pelo TCE-MT, conta Silval Barbosa, tem se tornado referência para tribunais de contas do Brasil e do mundo, sempre com a preocupação de fazer um trabalho de orientação aos gestores. “O TCE-MT tem avançado a passos largos e melhorado o sistema da Casa”, disse o governador, lembrando que o trabalho de orientação e fiscalização do TCE-MT pode facilitar a execução das obras para a Copa do Mundo de 2014, evitando erros.

O Sinaop é o mais importante encontro de produção científica e técnica em auditoria em obras públicas do Brasil. Um espaço em que, segundo o presidente do Ibraop, Pedro Paulo Piovesan, os órgãos participantes apresentam suas experiências e capacitam seus membros.

Para o conselheiro presidente do TCE-MT, Valter Albano, é um orgulho receber um evento dessa dimensão e importância. Segundo ele, percebe-se que tanto os órgãos públicos, quanto engenheiros e empresas querem saber como planejar e executar melhor e, assim, ter uma obra com durabilidade. Para isso, explica o presidente da Casa, o TCE-MT orienta e fiscaliza de forma técnica e pedagógica.

A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, participou do primeiro dia de debate e troca de experiências e defende que eventos como esse só melhoram a gestão municipal. “Nós gestores precisamos nos atualizar e ouvir pessoas preparadas para trazer os benefícios que a população necessita”.

A abertura contou com a participação do deputado estadual Sérgio Ricardo; o procurador geral de Justiça, Marcelo Ferra; o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan; além de conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e demais autoridades.

Fonte:Secom/MT

Tags: