Terceira Rota da Integração vai vistoriar situação das estradas na região do Araguaia

09/11/2011 09:07

A terceira Rota da Integração, comandada pelo governador Silval Barbosa, vai acontecer entre os dias 10 e 12, na Região do Araguaia, a partir do município de Vila Rica (a 1259 Km a Nordeste de Cuiabá). O objetivo desta ação é verificar in loco a situação das estradas de Mato Grosso. A meta do Governo é interligar os municípios do Estado, através de vias pavimentadas. Em Mato Grosso 46 cidades não tinham nenhuma ligação por via pavimentada.

A Rota da Integração inicia com a inauguração de obras do sistema de abastecimento de água de Vila Rica, na quinta-feira (10.11). Na sexta-feira (11.11), a comitia vai se deslocar de carro pela BR-158MT, até ao ponto zero na divisa com o Pará.

O governador irá vistoriar as obras que estão sendo executadas em trechos localizados entre o km 328 e a cidade de Ribeirão Cascalheira, com extensão de 89,8 km, cuja implantação e pavimentação está sob responsabilidade do Governo de Mato Grosso, conforme o convênio assinado com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), para execução de terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização.

Esse trecho foi dividido em cinco lotes. Dois lotes encontram-se em execução, e serão vistoriados, que são os lotes 2 e 3. No lote 2, com extensão de 17,28 km, que vai do km 322,72 ao km 340, faltam apenas 2,5 km para conclusão e está sendo executado pela empresa Rodocon. Já o lote três, também com obras a todo vapor, tem uma extensão de 35,10 km e faltam apenas 10 km para conclusão e está sendo realizada pela empresa Três Irmãos.

O lote 1, entre os km 270 e 322,72, sofreu paralisação por estar inserido em território indígena Marawatsede, e foi retomado pelo Dnit para refazer o projeto para contornar a reserva. O lote 4, entre os km 375,10 e 412,90, já está com toda sua extensão pavimentada, pendentes apenas os serviços de drenagens e reabilitação ambiental, enquanto o lote 5, entre km 439 e km 485, já está inteiramente concluído.

Ainda na sexta-feira, a comitiva desloca-se para o município de Confresa para vistoria da MT-437; depois ruma para Porto Alegre do Norte, onde será inaugurado uma unidade do Agência Municipal de Trânsito e inauguração do aeroporto da cidade. O comboio do Governo do Estado passará ainda pelos municípios de Canabrava do Norte e Alto Boa Vista.

No sábado (12.11) a comitiva partirá rumo às cidades de Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, passando pela localidade da Curva da Macaca, chegando ao destino final, Querência.

Tags: