Agrotóxico ilegal é apreendido em Mato Grosso

Uma operação realizada por órgãos federais em Mato Grosso apreendeu nessa terça, dia 8, cerca de 1,5 tonelada de defensivos agrícolas sem documentação legal e com suspeita de adulteração. Eles foram encontrados em uma propriedade rural na região da cidade de Jaciara. Diversas fazendas foram fiscalizadas com o intuito de apurar eventuais irregularidades, principalmente quanto …

10/11/2011 12:43



Uma operação realizada por órgãos federais em Mato Grosso apreendeu nessa terça, dia 8, cerca de 1,5 tonelada de defensivos agrícolas sem documentação legal e com suspeita de adulteração. Eles foram encontrados em uma propriedade rural na região da cidade de Jaciara.

Diversas fazendas foram fiscalizadas com o intuito de apurar eventuais irregularidades, principalmente quanto ao uso de agrotóxicos proibidos no Brasil. O proprietário do material apreendido foi preso em flagrante por contrabando, crime contra o meio ambiente e crime específico da Lei de Agrotóxicos. Ele está detido na cadeia da Mata Grande.

Além da responsabilidade penal, o dono do agrotóxico ilegal responderá administrativamente perante os órgãos de fiscalização federal, e receberá uma multa de aproximadamente R$ 280 mil. Participaram da operação a Polícia Federal (PF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fonte:Portaldoagronegocio