Estudo afirma que primatas passaram a viver em grupos abruptamente

11/11/2011 09:11

Os primatas deixaram de viver sozinhos e passaram a viver em grandes grupos, de maneira abrupta. De acordo com o estudo da Universidade de Oxford, os primatas ficaram gregários ao  mesmo tempo em deixaram de ter uma vida noturna . O salto social pode estar relacionado com uma adaptação, que buscava proteger os primatas do risco que implicava viver à noite.

Susanne Shultz, do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford,afirma que a sociabilidade dos primatas é o que os diferencia da maioria das outras espécies e é provável que isto tenha sido um “trampolim” para a criação de sociedades mais complexas.

O estudo publicado nesta semana na revista “Nature” também mostrou que a preferência por uma vida diurna resultou em um salto evolutivo relacionado com a sociabilidade, que pode ajudar a entender melhor o comportamento social dos primeiros seres humanos.

Pesquisadores de Oxford estudaram a história e as relações de primatas para entender como seu comportamento evoluiu ao longo dos anos. Segundo a especialista, o comportamento que podemos observar nas espécies atuais é muito influenciado pelo comportamento de seus antepassados.

A análise contou com informações de mais de 200 espécies de todo o mundo, reconstruindo o comportamento dos primatas ancestrais durante um período de 70 mil anos.

Fonte:Ultimosegundo

Tags: