Confraternização e recordações marcam a entrega de Medalhas do Mérito Esportivo

16/11/2011 09:33

Histórias de jogos, lembranças de competições e muita comemoração por todas as vitórias alcançadas. Assim foi a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Esportivo, ontem (15.11), narradas por centenas de atletas e ex-atletas, profissionais e beneméritos do esporte em Mato Grosso. Ao todo, 313 pessoas que constroem a história do esporte mato-grossense receberam a honraria do Mérito Esportivo – uma homenagem do Governo do Estado, por meio da vice-governadoria.

Além de reconhecer o esforço daqueles que contribuíram para o desenvolvimento do esporte no Estado e dos que, hoje, trilham esse mesmo caminho, o vice-governador e coordenador do evento, Chico Daltro, lembra que a data une diferentes gerações de atletas – o passado e o presente – e impulsiona o surgimento de novos campeões, colaboradores e o crescimento do esporte de Mato Grosso e do Brasil.

“Como o esporte é puro sentimento, o Governo do Estado inaugura o mais forte abraço ao esporte mato-grossense com a entrega de Medalhas do Mérito Esportivo”, disse o vice-governador, lembrando que o prêmio – instituído pelo decreto nº 256, de abril de 2011 – vai entrar para o calendário esportivo do Estado, ocorrendo anualmente em 15 de novembro.

Para o governador Silval Barbosa, é mais que justo reconhecer todos os anos as pessoas que constroem o esporte em Mato Grosso. “Muitas delas são voluntárias, pessoas que deram o melhor de si para elevar o nome do Estado”. O governador também ressalta que essas homenagens fazem parte de uma nova fase do esporte em Mato Grosso, um período de grandes investimentos, como em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.

O feriado da Proclamação da República também terá um novo significado para o futebol do Estado. Na solenidade desta terça-feira, Silval Barbosa assinou um convênio com a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) para a microfilmagem do acervo de documentos e imagens que contam a história desta modalidade esportiva em Mato Grosso. “São documentos que vão desde escrituras a histórias de personagens e que estão se perdendo. Esse material tem que ser conservado do modo mais eficaz para manter essas histórias e servir de pesquisa”.

Na avaliação do deputado estadual José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, as comemorações desta terça-feira servem como reflexão para melhorar o futuro do esporte mato-grossense. Assim, salientou o deputado, a Assembleia deve montar uma Câmara de Discussão Permanente sobre esporte para ampliar políticas públicas nessa área, bem como impulsionar o empresariado a investir em atletas e clubes.

Participaram da entrega de honrarias o assessor especial da Secopa, Agripino Bonilha (representando as federações esportivas do Estado); o presidente da FMF, Carlos Orione; além de ex-atletas e dirigentes esportivos. A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados J. Barreto, Vagner Ramos, Baiano Filho e Ademir Bruneto; os secretários de Estado Carlos Antônio Azambuja (Esporte e Lazer); Cesar Zílio (Administração), Onofre Ribeiro (adjunto de Comunicação) entre outras autoridades.

Fonte:Secom/MT

Tags: