Ficar tempo demais sentado pode causar câncer, diz estudo

16/11/2011 08:55

Trabalhos em que a pessoa fica horas e horas sentada em frente ao computador são cada vez mais comuns. Segundo estimativas americanas, passamos, em média,15 horas por dia sentados. Esse hábito pode ser mais prejudicial à saúde do que se imagina. Uma nova pesquisa sugere que o hábito é responsável pelo aparecimento de 173 mil novos casos de câncer a cada ano nos Estados Unidos.

O estudo foi apresentado pela epidemiologista americana Christine Friedenreich, durante a conferência do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR), realizada no começo deste mês. Christine diz que passar muitas horas sentado, ainda que a pessoa faça exercícios físicos e seja ativa no restante do dia, aumenta os riscos do aparecimento de tumores no intestino, útero, nas mamas, pulmões e ovários.

A prática de exercícios físicos libera substâncias no corpo que evitam a inflamação das células – um processo que pode desencadear o aparecimento de tumores. Quando ficamos muito tempo sentados, o organismo reduz sua proteção contra processos inflamatórios. Também há indícios de que passar muito tempo sentado aumenta o riscos de ataque cardíaco.

Mesmo quem faz atividades físicas não está livre do risco oferecido pelas horas em que passa sentado em frente ao computador, dizem os especialistas. A prática diária de 30 minutos de exercícios, o mínimo recomendado pelos médicos, corresponde a apenas 3% do dia.

O Instituto Americano para Pesquisas de Câncer sugere algumas estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho:

* programe um alerta no seu computador para lembrá-lo de hora em hora que é necessário levantar da mesa e dar uma caminhada pelo corredor. O seu programa de correio eletrônico pode lhe ajudar com o lembrete

* em vez de mandar mensagens eletrônicas para conversar com um colega de trabalho, faça uma caminhada até a mesa dele

* se possível, caminhe enquanto fala ao telefone.

Fonte:Época

Tags: