MEC deve fechar 80 mil vagas em universidades

17/11/2011 12:39

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve anunciar nas próximas horas intervenção e o fechamento de milhares de vagas em universidades de todo o país, segundo a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo adiantou nesta quinta-feira.

A medida pode atingir quase um terço das instituições avaliadas nos últimos três anos no ministério e que tiveram notas ruins no IGC, índice geral de cursos criado para avaliar as escolas.

De 1947 universidades privadas avaliadas, só 11 alcançaram a nota máxima no IGC, ou seja, a nota cinco. Outras 640 instituições, quase um terço do total, ficaram com notas entre um e dois, consideradas abaixo da média, e por isso elas ficarão sob intervenção do MEC.

O ministério deve enviar a muitas destas escolas uma espécie de interventor para acompanhar a implantação de medidas para que os cursos sejam melhorados.

O número de vagas que podem ser fechadas em todo o país se aproximaria de 80 mil, segundo fonte do MEC ouvida pela colunista. Este índice leva em consideração não só as provas que os alunos fazem ao terminar os cursos – o Enade – como avalia o corpo docente, as instalações físicas das universidades e o projeto pedagógico da escola.

Nestes últimos três anos, foram avaliados cursos de: Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Agronomia e Zootecnia. São destas áreas as vagas que devem ser fechadas em todo o país.

Fonte:Band

Tags: