Eder Moraes presta esclarecimentos a deputados

02/12/2011 10:23

Por solicitação do presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa, deputado Sérgio Ricardo (PR), o secretário da Secopa, Eder Moraes participou na quinta feira (01), da reunião da comissão para esclarecer aos deputados questões referente às obras de desbloqueios, o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) dentre outros.

De acordo com Sérgio Ricardo, a participação do secretário em todas as reuniões é importante para dar agilidade aos trabalhos da comissão, principalmente quando se trata de respostas aos requerimentos e ofícios, que na maioria das vezes demoram a ser respondidos. “Não temos mais tempo a perder e queremos mostrar à sociedade as obras acontecendo. A Assembleia tem responsabilidade de transmitir as informações para a sociedade com transparência, por isso é importante não só a participação de Eder, mas, também de todas as entidades envolvidas no processo da Copa do Mundo”, disse o parlamentar.

Questionado por Sérgio Ricardo sobre as obras de desbloqueios, Eder Moraes afirmou que algumas das obras já foram licitadas e, no inicio do ano que vem serão iniciadas. O secretário lembrou ainda que no momento em que as obras começarem haverá transtornos no trânsito, para isso, a Secopa juntamente com as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande desempenharão um trabalho conjunto de orientação, sinalização apresentando alternativas de acesso. A ação contará ainda com o apoio de mil homens da Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU) que trabalharão nas ruas de Cuiabá.

Dentre as obras de mobilidade urbana, constam cinco intervenções somente na extensão da avenida Perimetral (Miguel Sutil) nas proximidades do trevo do Despraiado, trevo Santa Rosa, trevo próximo a avenida Jurumirim, trevo da Mário Andreazza e trevo do Cristo Rei. Essas obras têm um custo previsto de R$ 180 milhões e devem começar no inicio do ano que vem.

Em relação ao modal de transporte VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) o secretário afirmou que já existe um anteprojeto, porém assim que abrir o processo licitatório, as empresas interessadas, terão um prazo de 30 dias para apresentar o projeto executivo e quem apresentar o menor custo, este será contratado. Além disso, o secretario garantiu que a tarifa será similar e não haverá impacto no bolso do usuário.

A deputada Luciane Bezerra (PSB) criticou a forma que foi conduzida a compra das 10 Land Rover Defenser. Na oportunidade, Eder esclareceu que quando assumiu a Secopa, o processo de contratação dos equipamentos já estava praticamente concluído e garantiu que tudo foi formalizado baseado no parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que dispensava licitação.

A Comissão já visitou as obras da Arena Pantanal, a entrega do Modulo Operacional Provisório (MOP) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e a duplicação da Ponte Mário Andreazza.

Também participaram da reunião os deputados: Carlos Avalone (PSDB), Airton Português (PSD), Mauro Savi (PR) e Percival Muniz (PPS).

Fonte:Al/MT

Tags: