Sérgio Ricardo incentiva hortas domésticas para população carente

06/12/2011 11:09

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo às Hortas Domésticas como medida de segurança alimentar em áreas urbanas e rurais. De acordo com Sérgio Ricardo, a iniciativa vai contribuir na luta de combate à fome e a deficiência alimentar, através do incentivo ao cultivo de hortas domésticas.

O deputado acredita que com este estímulo alguns problemas podem ser amenizados, como por exemplo contribuir com a renda familiar, pois o que é produzido representa economia na compras de alimentos e, principalmente melhorar o padrão nutricional e solucionar o problema das carências alimentares, com o consumo de alimentos frescos, variados e de boa qualidade.

Pelo projeto, a política de incentivo de hortas em áreas ociosas, existentes em muitos quintais de área urbana, bem como a diversificação de culturas para subsistência, em áreas rurais carentes tem como meta estabelecer medidas de Segurança Alimentar em áreas urbanas e rurais.

Nos últimos anos, o Brasil teve muitos avanços no combate à miséria e a fome. Com os programas do Governo Federal, como o “Fome Zero” e “Brasil sem miséria”, nos últimos anos 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média, (conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome). Mesmo com esses avanços, 16 milhões de pessoas ainda permanecem na pobreza extrema no Brasil, com renda per capita inferior a R$ 70 por mês.

Fonte:AL/MT

Tags: