Inflação oficial volta a acelerar e tem alta de 0,52% em novembro

08/12/2011 12:17

A inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), avançou para 0,52% em novembro. Em outubro, a taxa de inflação havia sido de 0,43%.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de um ano, até novembro, os preços no País acumulam uma alta de 6,64%. No ano, de janeiro a novembro, o índice de preços acumula uma variação de 5,97%.

Esse resultado supera a meta fixada pelo governo para este ano, que tem centro de 4,5% e limite superior de 6,5% para a inflação.

Segundo projeções da consultoria econômica LCA, os grupos Alimentação e Bebidas e Artigos de residência, refletindo a mudança de alíquota de IPI sobre alguns produtos de linha branca, devem registrar desaceleração em dezembro.

A consultoria destaca ainda uma desaceleração dos gastos com empregado doméstico, que deve constribuir para pressionar menos os preços no grupo Despesas Pessoais. “Com isso, projetamos IPCA fechado de dezembro em 0,50%, encerrando o ano em 6,50%”, segundo a LCA, mantendo o indicador no teto da meta de inflação em 2011.

Fonte:IG

Tags: