Google também “bisbilhotou” usuários do Internet Explorer

21/02/2012 00:30

Em meio a denuncias de que teria burlado as configurações de privacidade do Safari, navegador da Apple, para ter acesso a informações sobre os usuários, o Google agora enfrenta uma nova dor de cabeça: a Microsoft alega que a empresa empregou a mesma técnica com usuários do Internet Explorer (IE).

Na semana passada, uma reportagem do Wall Street Journal revelou que o Google enviava “cookies” – arquivos que monitoram o comportamento do usuário ao navegar na internet e mandam informações de volta para a empresa – associados a publicidade para os usuários do Safari sem a autorização dos mesmos.

Um executivo da Microsoft afirmou hoje que o buscador fazia o mesmo com usuários do Internet Explorer.

“Quando a equipe do IE ouviu que o Google tinha burlado as configurações de privacidade de usuários do Safari, nós nos fizemos uma pergunta simples: o Google está burlando as preferências de privacidade de usuários do Internet Explorer também? Descobrimos que a resposta é sim”, diz um post assinado por Dean Hachamovitch, vice-presidente corporativo de Internet Explorer.

Ele alega que, embora seja a técnica seja diferente da empregada no Safari, o resultado é o mesmo.

Ao se explicar sobre o incidente, o Google afirmou que os “cookies” não coletam informações dos usuários e são usados apenas para permitir que eles vejam anúncios personalizados.

No entanto, após ser procurado pela reportagem do Wall Street Journal para prestar esclarecimentos, o Google desabilitou o recurso – pelo menos no caso do Safari.

Além de oferecer uma atualização que protege os usuários do IE da técnica, a Microsoft diz no post que investiga quais medidas serão tomadas.

Fonte:Exame

Tags: