Brasil terá participação marcante no 6º Fórum Mundial da Água

22/02/2012 09:03

O colegiado denominado Seção Brasil do Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês) reuniu-se, na última terça-feira (14), para apresentação da planta baixa do Pavilhão Brasil do 6º Fórum Mundial da Água.

O encontro mundial, maior evento global sobre a temática, acontecerá de 12 a 17 de março na cidade de Marselha, França. Os organizadores esperam a participação de mais de 20 mil pessoas de 140 países em busca de soluções para os principais desafios que envolvem o tema, uma das prioridades da agenda internacional.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) faz parte do WWC e é uma das 22 instituições membro da Seção Brasil, que conta com outras 20 organizações convidadas, o que coloca o Brasil na condição de quinto país em termos de representação nacional junto ao Conselho.

Segundo informou a Agência Nacional das Águas (ANA), a delegação brasileira será chefiada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com participação em duas frentes: nas atividades do Pavilhão Brasil; e em várias das mais de 100 sessões oficiais do Fórum.

Ricardo Andrade, superintendente de programas da ANA, detalhou o projeto arquitetônico do Pavilhão Brasil que terá auditório para apresentações, sala de reuniões, media center, estandes  e espaço dedicado à Rio+20.

A agenda das apresentações no Pavilhão teve sua versão final aprovada pela Seção Brasil. Dentre os temas destacados está a apresentação de experiências bem sucedidas do Projeto de Integração e Revitalização do Rio São Francisco, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). Outro destaque na agenda está o painel que irá contextualizar a temática da Água na Economia Verde, que será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Tema 2012 – O Fórum Mundial ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 celebra-se o Dia Mundial da Água. O tema escolhido para esta edição é Tempo para Soluções. O objetivo do Fórum é aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas.

Para esta edição do Fórum, o conselho Mundial da Água elegeu três prioridades de ação: Boa Governança, Contribuição para Desenvolvimento Econômico e Preservação.  No contexto regional das Américas, foi decidido priorizar seis temas: Água e Saneamento; Água e Adaptação às Mudanças Climáticas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Água para Alimento; Água para Energia; e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.

Fonte:Portaldoagronegocio

Tags: