Raúl Castro recebe Chávez em Havana

26/02/2012 09:40

Havana O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu no aeroporto de Havana seu colega venezuelano, Hugo Chávez, que será operado na ilha por causa de uma “lesão” no mesmo local onde foi-lhe extirpado um tumor cancerígeno há oito meses.

Em sua chegada a Havana, na noite de ontem, Chávez disse por telefone ao canal de televisão venezuelano VTV que hoje será um dia de “avaliações, exames e os preparativos correspondentes” antes de ser operado.

A televisão oficial cubana, em seu informativo de meia-noite, mostrou imagens sem som da chegada de Chávez, que viajou para Cuba com a ministra venezuelana de Saúde, Eugenia Sader, que será sua porta-voz durante os dias que ficar na ilha.

Chávez afirmou que a possibilidade de que a nova formação encontrada na mesma área onde extraiu um tumor maligno em junho de 2011 seja maligna “é maior do que (a possibilidade que) não seja”.

Chávez também afirmou que ficará em Cuba “por vários dias”, sem determinar quantos seriam, e disse que continuará em contato com seu gabinete.

As declarações acontecem após a Assembleia Nacional venezuelana ter aprovado por unanimidade a viagem de Chávez, a segunda em que o presidente se afasta para tratamento médico.

Apesar da permissão de todos os parlamentares, a oposição pediu que o vice-presidente, Elías Jaua, assuma o cargo temporariamente. No entanto, a passagem de poder foi desconsiderada pelo presidente da Assembleia, Diosdado Cabello, por considerar que a viagem de tratamento não está entre os motivos para a “ausência temporal”.

Fonte:diariodonordeste

Tags: