Plano de segurança para a Copa deve ser concluido até julho

O plano que prevê a construção do Centro de Comando e Controle de Segurança Integrada para a Copa de 2014 em Cuiabá está previsto para ser concluído ainda neste semestre, conforme a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa). A segurança durante o evento é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às …

27/02/2012 09:30



O plano que prevê a construção do Centro de Comando e Controle de Segurança Integrada para a Copa de 2014 em Cuiabá está previsto para ser concluído ainda neste semestre, conforme a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa). A segurança durante o evento é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) às 12 cidades-sedes do Mundial.

O Centro será composto por representantes das polícias Federal, Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e outros órgãos de segurança. Agora, o projeto é construir um prédio para abrigar o Centro Integrado.

O assessor de Segurança da Secopa, José Lindomar Costa, já afirmou em outra ocasião que o estado possui um efetivo de policiais militares e civis suficientes para fazer a segurança durante os jogos. Segundo ele, já foram nomeados todos os aprovados no último concurso da Polícia Militar e até o final deste ano serão convocados os da Polícia Civil.

“Também poderemos remanejar os policiais do interior para Cuiabá durante o evento”, pontuou o assessor da Secopa. Conforme ele, será feito um policiamento ostensivo e repressivo, porém, ainda está sendo definidas as atribuições de cada instituição.

O projeto básico para a construção do órgão está avaliado em R$ 50 milhões, como já informou a Secretaria. O centro deverá ser construído em um terreno localizado na Avenida André Maggi, no Centro Político Administrativo, região onde se concentram os órgãos públicos estaduais.

Fonte: G1