COB chega a Cuiabá para fazer ajustes necessários para a realização dos jogos olímpicos

29/02/2012 09:51

Membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) se reuniram, nesta segunda-feira (27.02), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com representantes da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), organizadores das Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012 – categoria A, entre 15 a 17 anos, que será sediado pela capital mato-grossense do dia 25 de novembro ao 09 de dezembro.

É a primeira vez que a capital cuiabana sediará o evento. A competição irá reunir mais de cinco mil pessoas, entre 27 delegações e comissão organizadora. As disputas envolverão 13 modalidades esportivas: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo, natação, vôlei, xadrez, vôlei de praia, tênis de mesa.

O secretário adjunto da Seel, José Assis Guaresqui, recebeu a comitiva do COB e ressaltou que a competição é de suma importância para o Estado. “Cuiabá vai poder mostrar suas riquezas turísticas e os valores históricos do nosso Mato Grosso”, frisou já enfatizando que será montado em Cuiabá um comitê organizador local, a ser definido pelo Governo de Mato Grosso.

Segundo ele, inicialmente no projeto estão envolvidas apenas as Secretarias de Esporte e Educação, porém ao ser instalado o comitê outras secretarias estarão envolvidas no evento, além da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sistema de Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e instituições privadas.

O supervisor de Esportes do COB, André Mattos, disse que a vinda a Cuiabá se faz necessária para que sejam  feitos os ajustes até a data do evento. “Agora como a sede das olimpíadas é Cuiabá já temos um cronograma mais definido das modalidades e quando irá acontecer. Agora nós estamos direcionados para uma definição concreta, tanto das instalações não desportivas como das esportivas e o que será utilizado e quais as necessidades reais para a realização do evento”, explicou.

Atletas Olímpicos
Durante o evento a competição contará na abertura com a presença de atletas olímpicos que ministrarão palestras e com a presença do Comitê Olímpico Internacional que irão observar os esportistas que poderão participar das olimpíadas 2016, que será realizado no segundo semestre, no Rio De Janeiro.

Comissão

À tarde os membros do COB dão sequência ao cronograma, com visitas aos estádios do Verdinho, Ginásio do Quilombo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mato Grosso (Ifet/MT) localizada na área central. Em seguida a ultima visita será na Escola Estadual Presidente Médice.

Cronograma

28.02

Manhã – As visitas serão realizadas no Sesi Park, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escola Estadual Vera Pereira, Hospital Metropolitano e Museu do Rio onde será realizada a modalidade de ciclismo.

Tarde – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sesta/Senat), Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Coophamil – Colégio Notre Dame de Lourdes, Palácio das Artes, Complexo do Verdão – Piscina do Ginásio de Esportes Aecim Tocantins.

29.02

Manhã – Reunião no Hotel Paiaguás Palace com os hoteleiros e representantes do segmento turístico.

Tarde – Reunião geral para ajustes com os membros da Seel e Seduc

Fonte:Cenariomt

Tags: