Parlamento anuncia ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher

29/02/2012 10:10

A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso preparou uma intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Mais uma vez, o combate à violência contra a mulher está em pauta.

Será lançada nesta quinta-feira (01.03), às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo da AL/MT, a campanha ‘Mato Grosso Respeitando a Mulher’, que terá abrangência em todo o estado, com a realização de palestras e distribuição de camisetas, “uma forma de conscientizar a população sobre a importância de denunciar os agressores e também de educar os filhos”, explica a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva.

No lançamento será apresentado um documentário intitulado de “Mudança”, um registro sobre o drama de mulheres vivido dentro da própria casa. A expectativa é a de mobilizar a sociedade mato-grossense, para que todos abracem a causa, dando um basta na violência doméstica. Todos os 141 municípios participam graças às parcerias firmadas, inclusive, com a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios – APDM. Os lojistas também foram convidados a ajudar na divulgação estampando suas vitrines com camisetas da campanha.

Ao longo do dia 08 de março várias ações serão realizadas. Às 9 horas, no Auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, acontece uma apresentação do documentário “Lá em casa quem manda é o respeito”; o lançamento da Cartilha Nacional da Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – COPEVID; a peça teatral “Veja você, Margarida” e a palestra do promotor de Justiça, João Maria Rodrigues Filho, com o tema: “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Lei Maria da Penha”.

Já, às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa, acontece mesa redonda sobre “Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e a Necessidade de Implementação de Políticas Públicas no Estado de Mato Grosso”, com as mediadoras Janete Riva e Roseli Barbosa, primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso.

No Parlamento, o evento terá ainda como debatedoras: Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, promotora de Justiça, presidente da COPEVID e coordenadora das Promotorias de Violência Doméstica de Cuiabá; Ana Emília Iponema Brasil Sotero, superintendente de Políticas para Mulheres de Mato Grosso; Ana Cristina Silva Mendes, juíza de Direito, presidente do FONAVID, coordenadora das Varas de Violência Doméstica de Cuiabá; Ana Lúcia Ricarte, advogada, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB-MT e Daniela Silveira Maidel, delegada da Delegacia da Mulher de Várzea Grande-MT.

Na sequência, às 17 horas, acontece a ‘Caminhada pelo Fim da Violência de Gênero’. Com saída da AL até o Pantanal Shopping – local onde as mulheres terão atendimento o dia todo das delegacias de polícia e Defensoria Pública. Essa ação também ocorrerá nos shoppings Goiabeiras e Três Américas. Além disso, serão feitas intervenções urbanas, com teatro invisível nos cinco principais terminais de ônibus de Cuiabá e grafitagem da Central Única das Favelas (CUFA) em muro cedido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.

A campanha conta com o apoio também do Ministério Público, conselhos de Direito das Mulheres, Associação dos Taxistas, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Federação de Empregadas Domésticas de Mato Grosso, Conselho Regional de Contabilidade.

“Nossos parceiros estão mobilizando as mulheres de suas cidades para que façam a caminhada no dia 8 pelo fim da violência doméstica. Tenho certeza que esta ação impedirá que muitas mulheres sofram caladas e tomem coragem para denunciar seus agressores. Assim, como também passarão a educar os filhos sobre o combate à violência doméstica”, destaca Janete Riva.

Fonte:Al/MT

Tags: